A construção das identidades pós-modernas em Teoria geral do esquecimento de José Eduardo Agualusa

Autores

  • João Marcos Dadico Sobrinho Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.55204

Palavras-chave:

José Eduardo Agualusa, Literatura Africana, Metaficção Historiográfica

Resumo

Este trabalho se dispõe a analisar a construção das personagens do romance Teoria geral do esquecimento (2012), de José Eduardo Agualusa, pela perspectiva da metaficção historiográfica, como definido pela teórica canadense Linda Hutcheon. Uma análise bibliográfica apoiada nos conceitos dessa teórica e de Stuart Hall sobre as identidades pós-modernas ajudam no entendimento de como o romance é constituído a partir das relações de interdependência existentes entre as diversas personalidades “ex-cêntricas” que o compõem, o que possibilita ao leitor, uma crítica sobre a importância dos sujeitos para a construção da história recente de Angola (século XX e XXI) e para a construção de uma realidade mais solidária no presente.

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Biografia do Autor

João Marcos Dadico Sobrinho, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel em Interpretação Teatral pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais Licenciado em Teatro pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais Professor Auxiliar efetivo do curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Mestrando em Literatura, cultura e fronteiras do saber pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Dadico Sobrinho, J. M. (2017). A construção das identidades pós-modernas em Teoria geral do esquecimento de José Eduardo Agualusa. Nau Literária, 13(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.55204