Origem do Sensacionismo no grupo Orpheu

Autores

  • Anderson Hakenhoar de Matos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.53812

Palavras-chave:

Orpheu, Fernando Pessoa, Sensacionismo

Resumo

A revista Orpheu, criada com a participação de Pessoa e sobre a qual este teorizou, é porta-voz do Modernismo português. Essa revista é o lugar onde a estética sensacionista criada por Pessoa se torna notória, não apenas pelos poemas de índole sensacionista publicados pelo heterônimo Álvaro de Campos, mas por ser uma estética estreitamente ligada ao que se propunha o Orpheu. Pessoa denominou como sensacionista tudo o que foi produzido pelo grupo Orpheu. Para ele a arte cosmopolita que abarcasse em si todas outras era o próprio Sensacionismo, uma doutrina liberal, ampla e acolhedora. É na revista Orpheu que Campos ingressa na literatura, publicando seus primeiros poemas sensacionistas. Pessoa também procurou por discípulos para a nova escola e os encontrou em Sá-Carneiro e Almada Negreiros, que, juntamente com ele, são os mais notáveis poetas do Orpheu. O Sensacionismo, por singularizar o Modernismo Português, talvez tenha sido a grande contribuição estética do grupo, já que teve como órgão de difusão a revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Hakenhoar de Matos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Letras da UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

de Matos, A. H. (2015). Origem do Sensacionismo no grupo Orpheu. Nau Literária, 11(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.53812