Método da Cobra: proposta de aprendizagem e ensino de mitos indígenas na escola brasileira.

Autores

  • Mário Geraldo Rocha da Fonseca UFMG
  • Comissão Editorial Nau Literária

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.43403

Palavras-chave:

cobra, mitos indígenas, perspectivismo ameríndio

Resumo

A cobra é um animal emblemático das culturas indígenas da parte baixa das Américas, como a dos grupos que vivem na Amazônia brasileira. O texto apresenta o projeto de pós-doutoramento do autor, que pretende tirar algumas consequências pedagógicas da afirmação anterior. Tal projeto visa produzir uma espécie de roteiro para ajudar educadores e estudantes da escola brasileira a se aproximarem dos mitos indígenas, respondendo, com isso, a exigência da lei que tornou obrigatório o ensino da cultura indígena na escola. Sem dúvida é avanço, mas acontece dentro de uma realidade que carece de material didático que possa estar em consonância com o que alguns antropólogos chamam de “perpectivismo ameríndio”, ou seja, a maneira própria a singular que os índios possuem de contarem ( e viverem) seus mitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

da Fonseca, M. G. R., & Nau Literária, C. E. (2013). Método da Cobra: proposta de aprendizagem e ensino de mitos indígenas na escola brasileira. Nau Literária, 9(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.43403