DEBATE REGRADO- DOMÍNIO DO ARGUMENTAR TRABALHANDO COM A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jane Engel Corrêa UNISINOS
  • Comissão Editorial Nau Literária

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.43372

Palavras-chave:

Oralidade, Gêneros textuais, Argumentação, Séries iniciais

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar que a língua oral precisa ser ensinada, assim como a língua escrita e que é possível o trabalho com gêneros textuais também do domínio do argumentar nas séries iniciais. A atividade relatada pertence ao projeto “Por uma formação continuada e cooperativa para o desenvolvimento do processo educativo da leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, desenvolvido junto ao PPGLA da UNISINOS. Este projeto desenvolve a noção de projetos didáticos de gênero (GUIMARÃES e KERSCH, 2012), que alia o ensino de gêneros do discurso a práticas sociais. Foi escolhido um gênero oral, o debate regrado, pois a turma trazia na oralidade diariamente seus anseios e angústias em função da violência que presenciavam, e, ainda não conseguiam argumentar por escrito suas posições.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Corrêa, J. E., & Nau Literária, C. E. (2013). DEBATE REGRADO- DOMÍNIO DO ARGUMENTAR TRABALHANDO COM A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Nau Literária, 9(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.43372