A recepção de <i>O Crime do Padre Amaro</i> no Brasil do século XIX

Autores

  • Diógenes Caliari Armani Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.31897

Palavras-chave:

Literatura, Estética da Recepção, O crime do padre Amaro, Brasil do século XIX.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a recepção da obra O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, no Brasil do século XIX. Para tal fim, o trabalho fundamenta-se nos princípios da corrente literária conhecida como Estética da Recepção, desenvolvida por Hans Robert Jauss na década de 1960. De acordo com a Estética da Recepção, uma mesma obra literária pode receber distintas valorações ao longo do tempo. Fatores históricos, sociais, geográficos, individuais estão diretamente relacionados à recepção de um autor e sua obra. Portanto, um romance, classificado como canônico em um determinado contexto, é passível de não receber a mesma canonização em contextos distintos.

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Biografia do Autor

Diógenes Caliari Armani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista voluntário de Iniciação Científica. Apresentações em salões de Iniciação Científica no campo da Lexicologia.

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Publicado

2012-12-15

Como Citar

Armani, D. C. (2012). A recepção de <i>O Crime do Padre Amaro</i> no Brasil do século XIX. Nau Literária, 8(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.31897