Utopia em movimento: “Harmonia”, de Roberto de Sousa Causo

Autores

  • Ramiro Giroldo USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.26837

Palavras-chave:

Utopia, Exclusão social, Literatura brasileira contemporânea, Roberto de Sousa Causo, Beco Escola

Resumo

O ensaio trata da novela “Harmonia”, de Roberto de Sousa Causo. A novela configura uma cidade utópica de feitio indígena, que coexiste com a cidade de São Paulo como a conhecemos e acessível por meio do chamado Beco Escola. Na abordagem, o ensaio recorre a paradigmas próprios da narrativa utópica, buscando avaliar como a novela apresenta a relação entre ordem e desordem, estaticidade e movimento. O intuito é discutir a opção utópica que a novela oferece para o contexto nacional de exclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramiro Giroldo, USP

Doutorando em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com financiamento da FAPESP. Orientando do Prof. Dr. Jaime Ginzburg.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Como Citar

Giroldo, R. (2012). Utopia em movimento: “Harmonia”, de Roberto de Sousa Causo. Nau Literária, 8(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.26837