A dimensão lúdica da literatura: ponte para a construção de significados

Autores

  • Cinara Ferreira Pavani Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.16238

Palavras-chave:

literatura, lúdico, sentido

Resumo

O propósito deste artigo é mostrar como a exploração da dimensão lúdica da literatura em sala de aula pode desencadear o processo de atribuição de sentidos, facilitando a aproximação entre texto e leitor. Inicialmente, propõe-se o estabelecimento de relações entre literatura e brincadeira e, depois, analisa-se algumas formas literárias breves em que o elemento lúdico pode servir de ponte para a construção de significados, com vistas ao desenvolvimento do prazer da leitura e da autonomia do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinara Ferreira Pavani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária.

Downloads

Publicado

2010-12-03

Como Citar

Pavani, C. F. (2010). A dimensão lúdica da literatura: ponte para a construção de significados. Nau Literária, 6(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.16238