A Alegoria da ponte / The allegory of the bridge

Aspectos políticos em Ponte do Galo de Dalcídio Jurandir / political aspects in Ponte do Galo by Dalcídio Jurandir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.128769

Palavras-chave:

Ponte do Galo, Alegoria, Aspectos políticos

Resumo

O título do romance Ponte do Galo (1971), do escritor paraense Dalcídio Jurandir, é visto com grande representatividade por se entender que, figurativamente, é essa ‘ponte’ que interliga as duas partes da narrativa e suporta o deslocamento do protagonista Alfredo entre Marajó e Belém. Contudo, para além desse deslocamento físico, entende-se que essa ponte simboliza também a travessia psicológica dele por meio das lembranças, pelas quais são realizadas diversas formas de denúncias sociais e políticas que tem relação com o declínio do Ciclo da Borracha na Amazônia. Diante disso, por meio deste estudo, busca-se comprovar que a ponte descrita no título da obra não representa somente o espaço físico da Ponte do Galo, mas é também uma alegoria da travessia social, econômica e política da região, embasando-se na teoria da alegoria de Flávio Kothe (1986), de que a alegoria significa, necessariamente, “dizer o outro”. Para tanto, a abordagem dessa pesquisa se dá por meio da Literatura Comparada, mais necessariamente voltada para a interdisciplinaridade, pela confluência presente e necessária entre a Literatura e a História. Como método, utiliza-se a Sociologia da Literatura, haja vista as presentes influências externas à obra, bem como esse interesse significativo pelo estudo do social nos textos (CANDIDO, 2006; SAPIRO, 2019). Assim, diante dessa perspectiva, pode-se dizer que esta é uma ponte alegórica para representar a travessia da economia gomífera, bem como sua superação, para a sociedade amazônica de seu tempo.

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Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Silva, Universidade Federal do Pará

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Bolsista FAPESPA. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Línguas, Trabalho e Formação Docente (GEPELF). Estudante no grupo de pesquisa CARDILLA - Cartografias dos processos decoloniais literários e linguísticos latino-americanos, do(a) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

César Augusto Martins de Souza, Universidade Federal do Pará

Possui doutorado e pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012 e 2015). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2002). Graduado em História pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor do Campus de Bragança e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará. Editor-chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA.

Sérgio Wellington Freire Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Letras e Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em Estudos Literários pela Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE. Graduado em Letras / Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Universitário de Bragança-PA. Autor do livro Transculturalidade em solo sertanejo: aspectos da brasilidade no romance A Casa.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

de Oliveira Silva, D., Martins de Souza, C. A., & Freire Chaves, S. W. (2023). A Alegoria da ponte / The allegory of the bridge: Aspectos políticos em Ponte do Galo de Dalcídio Jurandir / political aspects in Ponte do Galo by Dalcídio Jurandir. Nau Literária, 19(01), e–128769. https://doi.org/10.22456/1981-4526.128769