O lugar do livro-boneco articulado no domínio do livro-objeto e da literatura para a infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.127442

Palavras-chave:

livro-objeto para a infância, livro-boneco articulado, materialidade, Estado Novo, Editorial Infantil Majora

Resumo

Este estudo visa refletir sobre os livros-objeto dirigidos à infância, em particular, sobre uma das suas tipologias, designadamente a dos livros-boneco articulado, uma categoria cujos primeiros exemplares se situam nos finais da década de 40 e na década de 50 do século XX, preludiada no contexto português pela Editorial Infantil Majora, com os volumes Pedrito no reino da fantasia (1949), Joanita corre mundo (195-) e Maria papa-léguas (1950), numa fase em que, em Portugal, vigorava um regime ditatorial. À análise que se concretiza destes três volumes soma-se uma abordagem de outras duas obras recentes da Edicare Editora, a saber: As aventuras de Gastão o Brincalhão e As aventuras de Lupi o Traquinas. Intui-se contribuir para a História do livro-objeto em Portugal, bem como tornar evidentes as principais singularidades destas publicações, tanto no presente como no passado, dotadas de um formato inusitado, capaz de fomentar uma leitura plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Maria Martins, ESD- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; CIEC - Universidade do Minho

Diana Maria Martins é professora no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Superior de Design) e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho. É doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, pela Universidade do Minho, com uma tese publicada em livro, em 2021, intitulada O lugar do livro-brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios. Desenvolve a sua investigação em torno da Literatura para a infância, da educação literária e da ilustração, particularmente dedicada aos livros-objeto e aos livros-brinquedo. Participa em seminários e conferências periodicamente neste âmbito e publica com regularidade nestas áreas de estudo.

Sara Reis da Silva, Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Sara Reis da Silva é Professora Auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do projecto RED LIJMI da Universidade de Santiago de Compostela. É doutorada em Literatura para a Infância (LI) pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude, já editada (FCG/FCT (2013). Desenvolve a sua docência/investigação na área dos estudos literários e, em particular, da LI. Integrou a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian-Casa da Leitura. Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais. É autora de vários artigos, ensaios, recensões e livros.

Referências

AZEVEDO, Fernando. Poder e desejo em Textos Matriciais da Literatura Infantil. In: AZEVEDO, Fernando; SARDINHA, Maria e OSÓRIO, Paulo (coord.). Ensino do Português do Jardim ao Primeiro Ciclo - Práticas em Sala de Aula. Braga: Instituto de Educação, 2015. p.3-22.

BANDET, Jeanne e SARAZANAS, Réjane. A Criança e os Brinquedos. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

BARRETO, Costa. Maria Papa-léguas. Porto: Editorial Infantil Majora, s/d (ilust. de Laura Costa).

BIVAR, Maria. Ensino Primário e Ideologia. Lisboa: Seara Nova, 1975.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos Símbolos. Lisboa: Teorema, 2010.

D’ABREU, Maria. Uma Visita (uma virtual, outra real), um Museu, um Editor de Jogos e Livros – A Editorial Infantil MAJORA. Algumas Achegas para uma História de Editores Portugueses. In: FERREIRA, Maria (eds.). A Scholar for all Seasons: Homenagem a João de Almeida Flor. Lisboa: CEAUL. 2013. p.707-717. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/29315. Acesso em 15 julho 2020.

DA SILVA, Márcia.; SOARES, Josiane. Prêmio FNLIJ “O melhor projeto editorial”: elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, [S. l.], n. 24, p. 138–152, 2020. DOI: 10.23925/1983-4373.2020i24p138-152. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/46983. Acesso em: 25 set. 2022.

DENY, Madeleine e PARUIT, Marie. As Aventuras de Gastão o Brincalhão. Lisboa: Edicare Editora, 2012.

DENY, Madeleine e PARUIT, Marie. As Aventuras de Lupi o Tranquinas. Lisboa: Edicare Editora, 2012.

FERRÃO, Gabriel. Joanita Corre Mundo. Porto: Editorial Infantil Majora, s/d.

FERRÃO, Gabriel. Pedrito no Reino da Fantasia. Porto: Editorial Infantil Majora, s/d.

LIPOVETSKY, Gilles. Agradar e Tocar. Ensaio sobre a Sociedade da Sedução. Lisboa: Edições 70, 2019.

MARTINS, Diana; SILVA, S.. Contributos para a História do Livro-objecto/brinquedo em Portugal: Alguns Volumes de fazer Oh!. CONFIA. 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ILLUSTRATION & ANIMATION, Esposende, pp.447-457, 2018. ISBN:978-989-99861-6-9.

MARTINS. Diana. Conservadores e inovadores: breves contributos para a História do livro-objeto/brinquedo em Portugal. In: RAMOS, Ana; MADALENA, Emanuel e COSTA, Inês (Coord.). Tendências Contemporâneas da Investigação em Literatura para a Infância e Juventude, Porto: Tropelias & Companhia, 2019. p.71-92.

REIS, Carlos. O conhecimento da Literatura. Introdução aos estudos literários. 2ª ed. Coimbra: Almedina, 2015.

ROCHA, Natércia. Breve História da Literatura para Crianças em Portugal. Lisboa: Ministério da Educação, 1992.

SARMENTO, Manuel. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel e CERISARA, Ana. (Org.) Crianças e Miúdos. Perspectivas Sócio-Pedagógicas da Infância e Educação. Porto: Asa, 2003, s/p.

SERRA, Filipe. A imagem nos manuais do ensino primário do Estado Novo. Cultura Revista de História e Teoria das Ideias. Cultura, [S. l.], vol. 2, 2005, p. 151-176.

SILVA, Sara. Capítulos da História da Literatura Portuguesa para a Infância. Porto: Tropelias e Companhia, 2016.

VELOSO, Rui. Não-receita para escolher um bom livro. In: AA.VV.. No Branco do Sul as Cores dos Livros, 2005, s/p, Lisboa, Caminho. Disponível em: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/abz_indices/000721_NR.pdf. Acesso em 15 jul 2020.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 2023-04-04

Como Citar

Martins, D. M., & Reis da Silva, S. (2023). O lugar do livro-boneco articulado no domínio do livro-objeto e da literatura para a infância. Nau Literária, 18(03). https://doi.org/10.22456/1981-4526.127442

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE