A cria da casa e o direito à infância em “O Caso da Vara”, de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.126947Resumen
O presente trabalho estuda a figura da cria da casa no conto “O caso da Vara”, de Machado de Assis. A proposta questiona o que a posição da cria da casa nesta narrativa revela sobre os corpos que, no Brasil, são afastados do direito à infância. A hipótese que intento investigar é a de que, no final do séc. XIX, a representação da cria da casa revela um espaço de formação e de reprodução de técnicas literárias que se rearranjam a partir da perspectiva branco-ocidental. Em outras palavras, relaciono essa figura à caracterização e à configuração dos quadros familiares sempre subsumidos ao olhar europeu sobre a organização das famílias de escravizados ‒ vide Na senzala, uma flor, de Robert Slenes. Para tanto, será necessário analisar o conto na chave da configuração do trabalho reprodutivo no Brasil, a fim de compor a relação de reprodução da mão de obra desde o fim da escravidão na periferia do capitalismo, sobretudo no que se refere ao entrecruzamento entre raça, classe e gênero no país.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos AutoraisAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.