Uma proposta de aula: a liberdade, os direitos humanos e a visão instrumental, ou como o pensamento de Vilém Flusser (o gesto) pode contribuir com a Educação Literária. / A lesson propose: the freedom, the human rights and the instrumental perspective, or how the ideas of Vilém Flusser (the gesture) can contribute to the Education through Literature.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.118999Palavras-chave:
Educação Literária, Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Vilém Flusser, Teoria dos Gestos.Resumo
Por meio da teoria dos gestos, de Vilém Flusser, em diálogo com Mikhail Bakhtin e com Paulo Freire, neste artigo, reflete-se sobre a educação literária (educação pela literatura), nos termos em que Cyana Leahy-Dios desenvolveu. Isto é, como a hipertrofia dos gestos de trabalho, em nossa sociedade, tem reflexo nas salas de aula e como podemos pensar em gestos comunicativos, em termos dialógicos, em favor da vocação ontológica do Ser Humano, o ser mais. A partir disso, propõe-se uma aula exemplar para esse tipo de educação que aqui se desenvolve, por meio da comparação de “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e de um capítulo de “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis.
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