Uma proposta de aula: a liberdade, os direitos humanos e a visão instrumental, ou como o pensamento de Vilém Flusser (o gesto) pode contribuir com a Educação Literária. / A lesson propose: the freedom, the human rights and the instrumental perspective, or how the ideas of Vilém Flusser (the gesture) can contribute to the Education through Literature.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.118999

Palavras-chave:

Educação Literária, Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, Vilém Flusser, Teoria dos Gestos.

Resumo

Por meio da teoria dos gestos, de Vilém Flusser, em diálogo com Mikhail Bakhtin e com Paulo Freire, neste artigo, reflete-se sobre a educação literária (educação pela literatura), nos termos em que Cyana Leahy-Dios desenvolveu. Isto é, como a hipertrofia dos gestos de trabalho, em nossa sociedade, tem reflexo nas salas de aula e como podemos pensar em gestos comunicativos, em termos dialógicos, em favor da vocação ontológica do Ser Humano, o ser mais. A partir disso, propõe-se uma aula exemplar para esse tipo de educação que aqui se desenvolve, por meio da comparação de “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e de um capítulo de “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis.

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Biografia do Autor

Pedro Antônio Matias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduou-se em Licenciatura em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), em 2011. Fez especialização em Literatura Brasileira com Ênfase em Escrita Criativa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado acadêmico em Literatura Brasileira na mesma instituição em 2015, com Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Cursou a Oficina de Criação Literária de Luiz Antonio de Assis Brasil (2011). É professor de Literatura e Língua Portuguesa na Pan American School de Porto Alegre. Atuou em diversos projetos de militância pela educação, sendo fundador e ex-coordenador do EMANCIPA-RS, além de ter ampla experiência como educador nas redes pública e privada em nível básico e de cursos pré-vestibulares. Suas áreas de interesse são educação, filosofia política, literatura brasileira, teoria e crítica literária e teoria crítica.

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Publicado

2023-02-06

Como Citar

Matias da Silva, P. A. (2023). Uma proposta de aula: a liberdade, os direitos humanos e a visão instrumental, ou como o pensamento de Vilém Flusser (o gesto) pode contribuir com a Educação Literária. / A lesson propose: the freedom, the human rights and the instrumental perspective, or how the ideas of Vilém Flusser (the gesture) can contribute to the Education through Literature. Nau Literária, 18(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.118999