Trânsito, corpo e identidade: imagens da “estraneidade” em Bernardo Carvalho/Transit, body and identity: images of “strangeness” in Bernardo Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.113597

Palavras-chave:

Diferença, Deslocamento, Queer, Desejo homoerótico, Romance contemporâneo.

Resumo

Partindo da noção de “estraneidade”, de Nestor García Canclini (2016), noção essa que envolve várias nuances e discursos relativos às relações de pertencimento ou, ao contrário, de não reconhecimento, unidas às transformações possíveis das identidades na contemporaneidade, este artigo examina as tensões identitárias representadas no romance O filho da mãe (2009), do escritor Bernardo Carvalho, a partir da representação de corpos intitulados queers (BUTLER, 2019; LOURO, 2020) que redesenham a homogeneidade dos discursos literários pelo abrigo desses corpos marginalizados. Por fim, chegamos à conclusão de que o romance de Bernardo Carvalho expressa as tensões entre o anseio de pertencimento e o sentimento de ser estrangeiro no próprio país, seja pela diferença sociocultural, seja pela diferença das sociabilidades corporais e sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Bruno da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Concluiu o mestrado pelo programa Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás (2018). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Especialização em língua portuguesa e literatura brasileira pela UEG (2008). Especialização em Gênero em diversidade na escola pela UFG (2015). É membro do grupo de pesquisa "Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea" (CNPQ/UFG). Foi coordenador e professor no Curso de Letras, da UEG- Câmpus São Luís de Montes Belos, de 2012 até 2019.

Projetos de Pesquisa:

1- MEMÓRIA, MELANCOLIA E TRAUMA EM SINFONIA EM BRANCO, DE ADRIANA LISBOA (2019)

2- Fios de história: tempo e memória em Outros cantos, de Maria Valéria Rezende (2018-2019)

Alguns artigos publicados na área:

1- Formação e errância: o deslocamento dos jovens protagonistas em duas narrativas de Maria Teresa Andruetto. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 07, p. 107-117, 2020.

2- Identidades fraturadas: variações do duplo em Dois irmãos, de Milton Hatoum. SIGNOTICA (UFG), v. 30, p. 346-364, 2018.

 

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

da Silva, A. B. (2022). Trânsito, corpo e identidade: imagens da “estraneidade” em Bernardo Carvalho/Transit, body and identity: images of “strangeness” in Bernardo Carvalho. Nau Literária, 17(3), 95–127. https://doi.org/10.22456/1981-4526.113597