O nacional e o global em Antonio Candido: uma leitura de "Formação da literatura brasileira" e "Literatura e subdesenvolvimento"

Autores

  • Marcelo Lotufo Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.102605

Palavras-chave:

Antonio Candido, literatura mundo, teoria da dependência, "Formação da literatura brasileira", "Literatura e subdesenvolvimento"

Resumo

Este ensaio avalia como Antonio Candido pensa, em dois momentos distintos de sua obra, a saber, em Formação da Literatura Brasileira (1959) e "Literatura e Subdesenvolvimento" (1969), a inserção da literatura brasileira dentro de um sistema internacional de trocas literárias. Aberto para os debates sobre economia e política, Candido reformula em "Literatura e Subdesenvolvimento" o modelo de Formação para incorporar os debates sobre desenvolvimento e dependência feitos a partir dos anos 1960, buscando maior autonomia para a literatura nacional dentro de um sistema internacional de trocas literárias, sem deixar de ser crítico ao atraso socioeconômico do Brasil. Espera-se com isso também analisar como o lugar de enunciação do modelo de Candido, quando comparado ao de Pascale Casanova, uma das maiores referências para os estudos em Literatura Mundo, demonstra uma maior preocupação com a autonomia da literatura Latino-Americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lotufo, Unicamp

Mestre e doutor em Literatura Comparada pela universidade de Brown, nos EUA. No momento desenvolve pesquisa como pós doutor no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp com financiamento Fapesp

Downloads

Publicado

2019-12-03

Como Citar

Lotufo, M. (2019). O nacional e o global em Antonio Candido: uma leitura de "Formação da literatura brasileira" e "Literatura e subdesenvolvimento". Nau Literária, 15(2), 45–61. https://doi.org/10.22456/1981-4526.102605