INTERCULTURALIDADE E ETNOSSABERES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.62185Palabras clave:
educação superior, interculturalidade, etnossaberes, colonialismoResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de etnossaberes como alternativa integradora de outros conceitos referentes aos saberes de povos e comunidades tradicionais. Considerando essa discussão conceitual na educação superior, busca-se estabelecer parâmetros epistemológicos de aplicação do conceito de etnossaberes com base em Glissant (2005), Escobar (2012), Mato (2008 e 2014) e Fernandes e Fernandes (2015). A discussão tem como suporte documentos institucionais e estudo de realidades, a fim de se justificar, a partir da realidade brasileira, a necessidade da aplicação de referencial agregador de práticas e saberes oriundos de processos históricos colonialistas semelhantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-12-31
Cómo citar
DOS SANTOS FERNANDES, J. G. INTERCULTURALIDADE E ETNOSSABERES. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 39, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.62185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/62185. Acesso em: 28 abr. 2025.
Número
Sección
ARTIGOS