INTERCULTURALIDADE E ETNOSSABERES

Autores/as

  • José Guilherme dos Santos Fernandes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.62185

Palabras clave:

educação superior, interculturalidade, etnossaberes, colonialismo

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de etnossaberes como alternativa integradora de outros conceitos referentes aos saberes de povos e comunidades tradicionais. Considerando essa discussão conceitual na educação superior, busca-se estabelecer parâmetros epistemológicos de aplicação do conceito de etnossaberes com base em Glissant (2005), Escobar (2012), Mato (2008 e 2014) e Fernandes e Fernandes (2015). A discussão tem como suporte documentos institucionais e estudo de realidades, a fim de se justificar, a partir da realidade brasileira, a necessidade da aplicação de referencial agregador de práticas e saberes oriundos de processos históricos colonialistas semelhantes.

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Biografía del autor/a

José Guilherme dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da UFPA, mestre em Teoria Literária (UFPA, 1998), doutor em Literatura Brasileira (UFPB, 2004) e pós-doutorado em Colaboração Intercultural (2013, UNTREF, Argentina). Vice-coordenador do PPG em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA), coordenador de pesquisas do Campus de Castanhal (UFPA), investigador pós-doutoral do Centro Interdisciplinar de Estudos Avançados (CIEA/UNTREF, Argentina).

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

DOS SANTOS FERNANDES, J. G. INTERCULTURALIDADE E ETNOSSABERES. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 39, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.62185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/62185. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS