POVO AVÁ-CANOEIRO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22456/1982-6524.107625

Mots-clés :

Avá-Canoeiro, Educação Escolar Indígena, Interculturalidade Crítica

Résumé

O povo indígena Avá-Canoeiro está localizado em dois Estados brasileiros, em Goiás com uma família de 08 indígenas e em Tocantins onde vivem outras famílias com aproximadamente 22 indígenas. A pesquisa foi realizada com os Avá-Canoeiro de Goiás. O texto está organizado em duas análises, a primeira é sobre as tentativas de acesso à educação formal, e a segunda abordará o processo de constituição da Escola Indígena Ikatoté, que esteve pautado em uma proposta de Educação Escolar Indígena vinculada aos princípios pedagógicos da interculturalidade crítica, da diversidade linguística e do respeito aos processos próprios de aprendizagem, tendo em vista a realidade e a história desse povo. Para a efetivação dessa pesquisa foram realizadas diversas atividades de campo que contaram com a realização de entrevistas, oficinas e atividades de ordem didático-pedagógicas. Os resultados da pesquisa demonstraram que as dificuldades de acesso dos Avá-Canoeiro a uma educação diferenciada e intercultural, como assegura a Constituição de 1988 e a LDB (1996), continuam sendo enormes como pode-se observar nas diversas tentativas de criação da Escola Indígena Ikatoté ao longo dos últimos 20 anos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lorranne Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA, CIDADE DE GOIÁS

Pós-doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Goiânia. Professora do curso de Graduação e Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no campus Cora Coralina/ Cidade de Goiás/Brasil.

Elias Nazareno, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB. Pós-doutorado em sociologia com bolsa do CNPq pela Universidade de Barcelona – UB. Doutorado em Sociologia - Universidade de Barcelona - UB (2003). Professor Associado II do curso de História e do curso de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

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Publié-e

2021-04-28

Comment citer

DA SILVA, L. G.; NAZARENO, E. POVO AVÁ-CANOEIRO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 78, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.107625. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/107625. Acesso em: 25 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS