PROTAGONISMO DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS NOS DESENHOS ANIMADOS DE WALTER LANTZ

Auteurs-es

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Centro Universitário Senac (São Paulo)

DOI :

https://doi.org/10.22456/1982-6524.18968

Mots-clés :

Walter Lantz, Cultura indígena, cinema de animação, linguagem fílmica.

Résumé

Condenados a uma duvidosa representação midiática no início do cinema graças aos romances do final do século XIX, os índios norte-americanos nunca tiveram um grande destaque nos filmes dessa época. No entanto, um realizador de desenhos animados, Walter Lantz, possui um alto grau de caracterização de nativos norte-americanos em seus trabalhos. O objetivo do presente artigo é estudar o protagonismo dos índios norte-americanos nesses desenhos animados, e analisar as implicações sociais dessas escolhas através do uso dos conceitos de dispositivo e fórmula. Além disso, a análise incluirá a retratação da cena midiática norte-americana antes e depois de Lantz, buscando rupturas e legados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Centro Universitário Senac (São Paulo)

Professor da graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual do Centro Universitário Senac (São Paulo) e Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2011-06-28

Comment citer

VENANCIO, R. D. O. PROTAGONISMO DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS NOS DESENHOS ANIMADOS DE WALTER LANTZ. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 102, 2011. DOI: 10.22456/1982-6524.18968. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/18968. Acesso em: 21 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS