PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GOVERNANÇA TERRITORIAL INDÍGENA

EXPERIÊNCIAS NA PAN-AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.120038

Palavras-chave:

Território, Governança, Indígenas, Terra Indígena Rio Branco, Rondônia

Resumo

O artigo reflete sobre o processo formativo denominado “Programa de Formação em Governança Territorial Indígena (PFGT): Territórios ancestrais em um mundo em mudanças”, desenvolvido em quatro países da Pan-Amazônia – Brasil, Colômbia, Equador e Peru – entre 2017 e 2018. A partir da pedagogia da alternância, a proposta envolveu povos indígenas desses países, alicerçada em debates com temas centrais, entre eles: governança territorial e bem viver. Busca-se compreender o processo histórico que constituiu o programa, bem como os conceitos/epistemologias e metodologias que o fundamentam e analisar as experiências práticas, com destaque para a edição ocorrida na Terra Indígena Rio Branco, Rondônia, na Amazônia brasileira. O escopo metodológico envolveu pesquisa participante, prática da história oral, revisão bibliográfica e análise de documentos. O programa mostrou as potencialidades do desenvolvimento de articulações entre instituições para o fortalecimento do protagonismo e autonomia indígena, como também do empoderamento da juventude e do diálogo intergeracional dentro dos territórios indígenas. Assim, compreende-se que a experiência traz contribuições significativas para a construção de pontes e caminhos interculturais entre os povos indígenas e a sociedade não indígena.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

MEZACASA, R.; GOMIDE, M. L. C.; ARANTES, A. C. V. PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GOVERNANÇA TERRITORIAL INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS NA PAN-AMAZÔNIA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 188–206, 2022. DOI: 10.22456/1982-6524.120038. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/120038. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSAIOS BIBLIOGRÁFICOS