OS POVOS INDÍGENAS DO OPARÁ E A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
UMA ETNOGRAFIA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.117413Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena. Descolonização. Línguas Autóctones.Resumo
Os povos indígenas do Opará fazem uso da Educação Escolar Indígena em suas práticas pedagógicas no processo de ressignificação sociocultural necessário à manutenção da cultura ancestral. Este estudo procura focalizar as práticas para a manutenção/revitalização das línguas autóctones, apresentando o fazer pedagógico de professores e professoras Truká, no semiárido pernambucano. A partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, apresento entrevistas realizadas entre 2018 e 2021, no intuito de apresentar a Intercultural como mecanismo de conhecimento e reivindicações de direitos, visando a valorização das culturas e dos saberes ancestrais, principalmente, na luta contra o silenciamento das línguas autóctones, imposto por séculos de dominação, exploração e preconceitos. Os resultados apontam para a necessidade de mais estudos sobre a perdas (extermínios) das línguas indígenas no Nordeste brasileiro, mas sinalizam a importância das políticas de acesso e permanência de indígenas nas instituições de Ensino Superior, desenvolvendo pesquisas e construindo uma nova história da educação diferenciada que a constituição brasileira propõe. Foi possível perceber o caráter decolonial nas práticas educativas dentro e fora das escolas da Aldeia de Assunção em práticas que sustentam os saberes ancestrais e promovem a educação intercultural, necessária à manutenção dos povos originários brasileiros.Downloads
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Publicado
2022-04-30
Como Citar
FLORÊNCIO, R. R.; ABIB, P. R. J. OS POVOS INDÍGENAS DO OPARÁ E A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: UMA ETNOGRAFIA CRÍTICA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 105–136, 2022. DOI: 10.22456/1982-6524.117413. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/117413. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS