O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O INGRESSO DE ALUNOS INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.97464Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação escolar indígena, desempenho em língua portuguesa, letramentoResumo
Neste artigo, foi apresentada uma breve discussão sobre a pouca inclusão do aluno indígena no ensino superior. Este fato foi relacionado ao baixo desempenho em língua portuguesa na modalidade exigida nos exames de seleção. A pesquisa foi motivada ao se constatar que, embora a legislação brasileira assegure a educação básica de qualidade para todos os brasileiros, há um número reduzido de estudantes indígenas que atingem o ensino superior. O resultado foi obtido a partir da avaliação de desempenho em língua portuguesa aplicada a um grupo de jovens estudantes e concluintes do ensino médio e da Eja e foi constatado que o ensino é insatisfatório na comunidade pesquisada. Contudo, a pesquisa também mostrou que esse resultado pode ser equiparado à média de desempenho das escolas da rede pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-04-28
Como Citar
CABANA, N. M.; FERNANDES, C. P. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O INGRESSO DE ALUNOS INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 101, 2021. DOI: 10.22456/1982-6524.97464. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/97464. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
Seção
ARTIGOS