INTERCULTURALIDADE E ETNOSSABERES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.62185Palavras-chave:
educação superior, interculturalidade, etnossaberes, colonialismoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de etnossaberes como alternativa integradora de outros conceitos referentes aos saberes de povos e comunidades tradicionais. Considerando essa discussão conceitual na educação superior, busca-se estabelecer parâmetros epistemológicos de aplicação do conceito de etnossaberes com base em Glissant (2005), Escobar (2012), Mato (2008 e 2014) e Fernandes e Fernandes (2015). A discussão tem como suporte documentos institucionais e estudo de realidades, a fim de se justificar, a partir da realidade brasileira, a necessidade da aplicação de referencial agregador de práticas e saberes oriundos de processos históricos colonialistas semelhantes.Downloads
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Publicado
2016-12-31
Como Citar
DOS SANTOS FERNANDES, J. G. INTERCULTURALIDADE E ETNOSSABERES. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 39, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.62185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/62185. Acesso em: 27 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS