HABILIDADES E APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS COM A INSERÇÃO DO ROLE-PLAY NO ENSINO DE CONTABILIDADE: UMA VISÃO DISCENTE
Palavras-chave:
Contabilidade, Ensino, Role-playResumo
O role-play é um jogo de papéis que, como brincadeira, permite a aprendizagem, entre pessoas adultas, ao assumir diferentes personagens. Essa modalidade didática promove a interatividade por meio de encenações, despertando uma visão discente reflexiva e permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como o espírito crítico e participativo. O presente estudo teve o objetivo de verificar quais são as percepções discentes sobre o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem com a inserção do role-play no ensino de Contabilidade. Os procedimentos metodológicos utilizados, quanto às informações, foi a pesquisa bibliográfica, e quanto aos objetivos, foi a pesquisa exploratória. A pesquisa é caracteriza como qualitativa, em relação à natureza dos dados. A coleta de dados foi realizada com o uso de um focus group, consistindo em uma entrevista realizada em grupo para o levantamento das suas percepções. Constatou-se que a modalidade didática do role-play no ensino de Contabilidade auxilia no desenvolvimento das habilidades de pesquisa e comunicação, aguça o senso crítico, exercita o trabalho em grupo e proporciona um aprendizado eficiente, contribuindo para o desenvolvimento do futuro profissional contábil.