A FORMAÇÃO DO MERCOSUL COMO FATOR DE ALTERAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO AGRONEGÓCIO DE PÊSSEGOS DA REGIÃO DE PELOTAS

Autores

  • Jerusa Zerbielli
  • Paulo D. Waquil

Palavras-chave:

Nova economia institucional. Ambiente institucional. Pêssego.

Resumo

O presente estudo tem como referencial teórico a Nova Economia Institucional, campo no qual as instituições importam e impactam sobre o comportamento dos agentes. Este estudo observou as dificuldades enfrentadas pelo agronegócio de pêssegos da região de Pelotas e procurou explicá-las através das mudanças no ambiente institucional no qual o agronegócio está inserido, através de instrumentos de pesquisa construídos para captar as características das transações e dos agentes, além da participação das instituições, o papel das organizações e as tecnologias utilizadas nesse agronegócio. Conclui-se, neste estudo, que a formação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a abertura econômica dificultaram a situação do agronegócio de pêssegos de Pelotas, pois, em nível de bloco, não foram criadas instituições que favorecessem a atuação desse agronegócio em mercados globalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ZERBIELLI, J.; WAQUIL, P. D. A FORMAÇÃO DO MERCOSUL COMO FATOR DE ALTERAÇÃO NO AMBIENTE INSTITUCIONAL DO AGRONEGÓCIO DE PÊSSEGOS DA REGIÃO DE PELOTAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 6, n. 9, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11254. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos