Responsabilidade Social Corporativa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável à Luz da Teoria da Legitimidade

Autores

  • Bruno José Patrício Romão Universidade Federal da Paraíba
  • Diego Dantas Siqueira Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Paes de Barros Camara Universidade Federal da Paraíba
  • Simone Bastos Paiva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A atenção das empresas voltada apenas para questões econômicas está ficando no passado, está se tornando comum no âmbito empresarial ações voltadas para elementos sociais e ambientais, seja para longevidade e manutenção do negócio, seja por exigência do público externo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em verificar como as práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) realizadas pelas empresas brasileiras de capital aberto, classificadas como potencialmente poluidoras de nível alto, estão alinhadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Para este fim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os documentos explorados foram os relatórios de sustentabilidade e/ou anuais das empresas. Ao todo 15 empresas possuíam relatórios desta natureza divulgados para o ano de 2018. Os resultados indicam que as práticas de RSC evidenciadas pelas empresas potencialmente poluidoras em seus relatórios possuem certo nível de alinhamento aos ODS. Além disso, é perceptível que existe uma tendência para que as empresas passem a elaborar seus relatórios de caráter socioambiental sob as perspectivas dos ODS, uma vez que a grande maioria dos relatórios analisados apresentaram abordagem acerca dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, os ODS podem se configurar em um novo direcionador para auxiliar as empresas na formulação e execução de sua RSC.  Os achados dessa pesquisa fortalecem os pressupostos da teoria da legitimidade, no sentido da necessidade incorrida pelas empresas em se apresentarem legítimas a respeito de sua operacionalização perante a sociedade. Outra contribuição é a de aproximar as diretrizes dos ODS do ambiente empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Patrício Romão, Universidade Federal da Paraíba

Professor Substituto vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, conclusão em 2020. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, conclusão em 2015.2.

Diego Dantas Siqueira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - PPGCC/UFPB. Pós-graduado em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EaD) pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB, (2022).Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2018). Estagiou durante 2 anos no Banco do Brasil S.A. Atuou como Professor substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Tabuleiro do Norte, e Tutor Externo na UNIASSELVI.

Renata Paes de Barros Camara, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mecânica de São Carlos - USP(2008), Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2000). Possui ainda graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (1984), graduação em Ciências Contábeis - Instituição Moura Lacerda (1994) e Pós graduação Latu Sensu em Controladoria Contábil. Atualmente é Pró Reitora Adjunta de Planejamento - Coordenadora de Planejamento da Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada III e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPB. Tem larga experiência em Perícia Judicial contábil/financeira e na área de Administração, com ênfase na área financeira, contábil, desenvolvimento sustentável e gestão pública, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, eco eficiência, planejamento estratégico, governança e gestão de riscos.

Simone Bastos Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Graduação em Matemática (Bach.) pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Doutorado em Administração (Estratégias Empresariais) pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas:sistemas de informações, capital intelectual, gestão da informação e do conhecimento, controle interno e ensino da contabilidade.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

PATRÍCIO ROMÃO, B. J.; DANTAS SIQUEIRA, D.; DE BARROS CAMARA, R. P. .; BASTOS PAIVA, S. . Responsabilidade Social Corporativa e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável à Luz da Teoria da Legitimidade. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 23, n. 54, p. 97–114, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/130081. Acesso em: 6 dez. 2023.