A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O DESEMPENHO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Palavras-chave:
Avaliação de desempenho docente, Avaliação de desempenho, Instituição de Ensino Superior (IES).Resumo
Neste trabalho, analisa-se a avaliação de desempenho docente realizada pelos alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com levantamento ou survey. Aplicou-se, como instrumento de avaliação da instituição pesquisada, um questionário composto por 19 perguntas fechadas, respondido por 1.085 discentes no decorrer do ano de 2008. Na análise de dados, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com o auxílio da estatística descritiva. Nos resultados, foi possível observar que a percepção dos discentes investigados apresenta-se de forma similar, com percentuais muito próximos nos 19 itens investigados. Constatou-se que, na visão da maioria dos alunos, os professores apresentam capacidade técnico-científica para ministrar suas disciplinas, divulgam uma boa imagem da instituição, têm compromisso para com os alunos, expõem atitudes cordiais favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem e se colocam à disposição para o esclarecimento de dúvidas. Destaca-se que no rol de disciplinas comuns aos dois cursos analisados, os professores que lecionam matérias voltadas ao mercado financeiro apresentaram melhor desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.