CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UM ESTUDO EM CONGRESSOS BRASILEIROS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Alexia Carvalho do Carmo Universidade Federal de Goiás
  • Lúcio de Souza Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é analisar a produção científica sobre os temas “Contabilidade e Tributação de Pequenas e Médias Empresas” entre os anos de 2010 e 2021. A coleta de dados foi feita através da seleção de artigos, por meio da busca nos endereços eletrônicos dos anais dos congressos que contivessem no título as seguintes palavras/expressões: PMEs, CPC PME, NBC TG 1000, ITG 1000, MEI, Pequenas e Médias Empresas, Microempreendedores Individuais e Simples Nacional. Foi realizada uma pesquisa bibliométrica com abordagem quantitativa, além de ser classificada como uma pesquisa descritiva. A pesquisa bibliométrica foi baseada na Lei de Lotka. Para chegar aos resultados, utilizou a tabulação dos dados através do Software Microsoft Excel. Foram analisados 11 congressos de Contabilidade e Administração, e a amostra correspondeu a 209 artigos, somando 580 autores. Os resultados mostraram que os anos de maior publicação de artigos sobre o tema analisado foram os anos de 2015 e 2019. Os congressos mais produtivos foram o Congresso Brasileiro de Custos e o Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Acerca dos autores, verificou uma simetria entre autoria feminina e masculina e averiguou que o mais usual são produções científicas feitas em parceria. Foi constatado que 55 autores produziram de 2 a 6 artigos, enquanto 525 publicaram apenas 1, confirmando a Lei de Lotka. O assunto mais discutido entre os artigos foi Contabilidade Gerencial. Por fim, foi constatado que o tema “Contabilidade e Tributação de Pequenas e Médias Empresas” ainda é pouco estudado e que a literatura carece de novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexia Carvalho do Carmo, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Lúcio de Souza Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutor em Psicologia pela PUC-GO, mestre em controladoria e contabilidade estratégica pela FECAP-SP.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

DO CARMO, A. C. .; MACHADO, L. de S. CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UM ESTUDO EM CONGRESSOS BRASILEIROS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 51, p. 17–32, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/124437. Acesso em: 28 mar. 2024.