A INFLUÊNCIA DOS ATIVOS NÃO CIRCULANTES MANTIDOS PARA VENDA SOBRE O ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE DAS EMPRESAS

Autores

  • Maria da Soledade Ferreira dos Santos Centro Universitário Alves Faria
  • Manuela Gonçalves Barros Universidade de Brasília ( UnB)
  • Leorténolp Sabryna da Silva Oliveira Centro Universitário Alves Faria
  • Greyce Kelly de Matos Carrijo Brito Centro Universitário Alves Faria

Resumo

O artigo avaliou o impacto dos ativos não circulantes mantidos para venda sobre o indicador de liquidez corrente. A amostra foi composta por 31, 36 e 32 companhias ativas com ações negociadas em bolsa na América Latina, com sede no Brasil, nos anos de 2013, 2014 e 2015, respectivamente. A análise foi feita por meio do teste de Wilcoxon, alternativa ao teste t Student, para o ano de 2015, e por meio do teste t Student, para os anos de 2013 e 2014. Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o indicador de liquidez calculado com e sem o ativo não circulante mantido para venda apresentado nos períodos em estudo. Deste modo, evidencia-se que a da reclassificação de ativos não circulantes como mantidos para venda traz implicações para a análise econômico-financeira das empresas em termos de liquidez. A principal contribuição do estudo está na análise do impacto da reclassificação de ativos não circulantes mantidos para venda sob a perspectiva da análise econômico-financeira das empresas, ainda pouco exploradas na literatura correlata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Soledade Ferreira dos Santos, Centro Universitário Alves Faria

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Alves Faria.

Manuela Gonçalves Barros, Universidade de Brasília ( UnB)

Mestre em Ciências na área de Controladoria e Contabilidade (FEA-RP/2016) pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Contábeis (FACE/2013) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), no Departamento de Contabilidade. Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós Graduação em Ciências Contébeis (PPGCont) na Universidade de Brasília (UnB). Atua, principalmente, com docência e pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças Corporativas.

Leorténolp Sabryna da Silva Oliveira, Centro Universitário Alves Faria

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Alves Faria.

Greyce Kelly de Matos Carrijo Brito, Centro Universitário Alves Faria

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Alves Faria.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

SANTOS, M. da S. F. dos .; BARROS, M. G. .; OLIVEIRA, L. S. da S. .; BRITO, G. K. de M. C. . A INFLUÊNCIA DOS ATIVOS NÃO CIRCULANTES MANTIDOS PARA VENDA SOBRE O ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE DAS EMPRESAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 23, n. 53, p. 38–51, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/123596. Acesso em: 3 out. 2023.