DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

Autores

  • Fernando da Silva Vinhado Universidade Católica de Brasília e Banco do Brasil S.A.
  • José Angelo Divino Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.23301

Palavras-chave:

Instituições financeiras, Rentabilidade bancária, Painel dinâmico

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os determinantes do desempenho recente do setor bancário brasileiro a partir da modelagem econométrica de duas medidas de rentabilidade, representadas pela Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e pela Rentabilidade sobre o Ativo (ROA). Entre as covariáveis consideradas, estão as características das instituições financeiras e do mercado bancário e as condições macroeconômicas do país. Para tanto, são realizadas estimações dinâmicas para dados organizados em painel com séries trimestrais de 71 bancos no período entre 2000 e 2008. Entre os principais achados estão a persistência dos níveis de rentabilidade, a identificação dos perfis das instituições mais rentáveis, o impacto negativo das estratégias de fusões e/ou aquisições e a relevância do cenário macroeconômico para a rentabilidade dos bancos. Além disso, a política monetária adotada no Brasil favorece aplicações das instituições financeiras em tesouraria, devido à rentabilidade obtida com a elevada taxa de juros e o reduzido nível de risco dos títulos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Vinhado, Universidade Católica de Brasília e Banco do Brasil S.A.

Mestre em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasilia, Assessor Sênior de Controladoria no Banco do Brasil S.A e Professor no Instituto Santana de Educação Superior (Faculdade LS).

José Angelo Divino, Universidade Católica de Brasília

Ph.D. em Economia pela Boston University e Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasilia.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Vinhado, F. da S., & Divino, J. A. (2013). DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL. Análise Econômica, 31(59). https://doi.org/10.22456/2176-5456.23301

Edição

Seção

Artigos