Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental
Effects of Family Structure on the Socio-Emotional Skills of Students in Elementary School
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.123838Resumo
De modo geral, a literatura indica uma relação negativa entre viver em famílias não nucleares (sem ambos os pais biológicos) e os resultados infantis. O objetivo deste estudo é verificar se a estrutura familiar monoparental impacta as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. Os dados utilizados foram coletados por meio da aplicação do instrumento SENNA a alunos do 5º ao 9º ano do município de Sobral-CE, no Nordeste brasileiro, em 2018. Estimou-se o efeito médio do tratamento a partir dos métodos propensity score matching e balanceamento por entropia. Os resultados apontam que viver em uma família monoparental impacta negativamente a autogestão dos alunos. Isto pode estar relacionado à menor disponibilidade de recursos e de tempo destas famílias para investir no monitoramento e interação com os filhos, afetando o desenvolvimento de competências da autogestão, tais como organização, foco e responsabilidade no contexto escolar.
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Copyright (c) 2025 Sabrina Martins de Araújo, Cláudia Malbouisson, Wallace Patrick Santos de Farias Souza, Stélio Coêlho Lombardi Filho

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