Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental

Effects of Family Structure on the Socio-Emotional Skills of Students in Elementary School

Autores

  • Sabrina Martins de Araújo Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Economia. Salvador, Bahia, Brasil
  • Cláudia Malbouisson Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Economia. Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4244-0672
  • Wallace Patrick Santos de Farias Souza Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Economia. João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0598-936X
  • Stélio Coêlho Lombardi Filho Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Economia. Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.123838

Resumo

De modo geral, a literatura indica uma relação negativa entre viver em famílias não nucleares (sem ambos os pais biológicos) e os resultados infantis. O objetivo deste estudo é verificar se a estrutura familiar monoparental impacta as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental. Os dados utilizados foram coletados por meio da aplicação do instrumento SENNA a alunos do 5º ao 9º ano do município de Sobral-CE, no Nordeste brasileiro, em 2018. Estimou-se o efeito médio do tratamento a partir dos métodos propensity score matching e balanceamento por entropia. Os resultados apontam que viver em uma família monoparental impacta negativamente a autogestão dos alunos. Isto pode estar relacionado à menor disponibilidade de recursos e de tempo destas famílias para investir no monitoramento e interação com os filhos, afetando o desenvolvimento de competências da autogestão, tais como organização, foco e responsabilidade no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Martins de Araújo, S., Malbouisson, C., Patrick Santos de Farias Souza, W., & Coêlho Lombardi Filho, S. (2025). Efeitos da estrutura familiar sobre as habilidades socioemocionais dos estudantes no ensino fundamental: Effects of Family Structure on the Socio-Emotional Skills of Students in Elementary School. Análise Econômica, 42(88). https://doi.org/10.22456/2176-5456.123838

Edição

Seção

Artigos