Avaliação das práticas de fracionamento de produtos de origem animal em supermercados em Porto Alegre

Authors

  • Carina Philomena Thebich Gottardi UFRGS
  • Vanessa Mottin UFRGS
  • Lisandra Mürmann UFRGS
  • Cláudia Ache Saldanha Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
  • Verônica Schmidt UFRGS
  • Marisa Cardoso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17280

Keywords:

Supermercado, Produtos de origem animal, Manipulação, Condições higiênico-sanitárias

Abstract

Os setores de fiambreria dos supermercados e hipermercados fracionam quantidades de alimento em escala próxima à industrial, estando submetidos a elevado risco de manipulação e contaminação cruzada. A partir disso, o objetivo desse estudo foi avaliar as práticas adotadas para manipular produtos fracionados de origem animal. Foi conduzido um estudo observacional onde foram aplicados questionários em 37 supermercados de Porto Alegre. A maioria dos estabelecimentos contava com responsável técnico (78,4%), treinava (67,6%) e supervisionava (78,4%) os manipuladores e não tinha Manual de Boas Práticas de Fabricação (83,3%). Quanto aos procedimentos de higienização, 62,2% utilizavam protocolo de higienização que consistia em uso de detergente com posterior aplicação de sanificante para equipamentos e mesas de manipulação e 70,3% utilizavam produto específico para higienização das mãos dos manipuladores. As concentrações e freqüências adotadas para esses procedimentos eram geralmente desconhecidas. A partir disso, conclui-se que procedimentos de treinamento, controle e avaliação devem ser implementados para garantir a segurança dos alimentos manipulados nesses estabelecimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carina Philomena Thebich Gottardi, UFRGS

Vanessa Mottin, UFRGS

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Lisandra Mürmann, UFRGS

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Cláudia Ache Saldanha, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

 

 

Equipe de Vigilância em Alimentos, Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre/RS, Brasil.

Verônica Schmidt, UFRGS

 

 

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade de Veterinária, UFRGS.

Marisa Cardoso, UFRGS

 

 

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Faculdade de Veterinária, UFRGS.

Published

2018-03-30

How to Cite

Gottardi, C. P. T., Mottin, V., Mürmann, L., Saldanha, C. A., Schmidt, V., & Cardoso, M. (2018). Avaliação das práticas de fracionamento de produtos de origem animal em supermercados em Porto Alegre. Acta Scientiae Veterinariae, 36(2), 167–172. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17280

Issue

Section

Fast Track

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>