Meios congelados na produção de embriões in vitro em bovinos

Authors

  • Marcelo Marcos Montagner UFSM
  • Jairo Pereira Neves UFSM
  • João Francisco Coelho de Oliveira UFSM
  • Marcelo Barcellos Rosa UFSM
  • Marlon de Moraes Flores UFSM
  • Ederson Bisognin Bortolotto UFSM
  • Paulo Bayard Dias Gonçalves UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.16828

Keywords:

Maturação de oócitos, Embriões, Fecundação em vitro, Congelação de meios

Abstract

A produção de embriões bovinos

 

in vitro (PIV), atualmente, é laboriosa, apresenta custo relativamente elevado e alta variabilidade nos resultados. No sentido de torná-la mais simples, obter maior repetição nos resultados, diminuir custo e facilitar a sua utilização a campo, foram delineados experimentos para avaliar a eficácia de um sistema para PIV utilizando meios preservados pela congelação. Inicialmente, em 3 replicações, um total de 534 oócitos foram divididos em dois grupos. No grupo tratamento, os meios utilizados na PIV (meio de maturação, Fert-TALP, sp-TALP 1x, sp-TALP 10x e KSOM modificado) foram preservados a -19oC e no grupo controle, utilizou-se meios refrigerados a 5oC e armazenados por no máximo 15 dias. Foi, também, verificado se ocorreram interações moleculares associativas nos meios devido à congelação, para isso foram realizadas varreduras espectrais em cada meio, antes da congelação e após 15, 30, 150 dias de preservação a -19oC. A maturação, a fecundação e o cultivo embrionário foram efetuados em TCM-199 modificado, Fert-TALP e KSOM modificado, respectivamente, em estufa a 39oC com 5% de CO2 e umidade saturada. As percentagens de clivagem, de blastocistos expandidos (Bx)/oócitos e de Bx/clivados no grupo tratamento (73,5%; 17,5%; 23,9%, respectivamente) foram similares às obtidas no grupo controle (76,3%; 18,8%; 24,6%, respectivamente). Não se observaram modificações significativas nos meios, do ponto de vista de interações moleculares associativas, nas diferentes etapas examinadas pelas varreduras espectrais. A utilização de um sistema para PIV com meios preservados por congelação não diminui a produção de embriões quando comparado ao sistema convencional. Esse sistema possibilita, também, a escolha das melhores partidas, as quais podem ser utilizadas por um longo período, fornecendo assim, melhores resultados com menor variabilidade. Além disso, o processo de produção de embriões in vitro fica mais prático, eficaz, econômico e acessível aos laboratórios menos equipados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Marcos Montagner, UFSM

Jairo Pereira Neves, UFSM

 

 

Departamento de Clínica de Grandes Animais, CCR/UFSM

João Francisco Coelho de Oliveira, UFSM

 

 

Departamento de Clínica de Grandes Animais, CCR/UFSM

Marcelo Barcellos Rosa, UFSM

 

 

Programa de Pós-graduação em Química da UFSM.

Marlon de Moraes Flores, UFSM

 

 

Departamento de Química,CCNE/UFSM

Ederson Bisognin Bortolotto, UFSM

 

 

Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, RS/Brasil.

Paulo Bayard Dias Gonçalves, UFSM

 

 

Departamento de Clínica de Grandes Animais, CCR/UFSM.

Published

2018-06-27

How to Cite

Montagner, M. M., Neves, J. P., Oliveira, J. F. C. de, Rosa, M. B., Flores, M. de M., Bortolotto, E. B., & Gonçalves, P. B. D. (2018). Meios congelados na produção de embriões in vitro em bovinos. Acta Scientiae Veterinariae, 32(2), 97–101. https://doi.org/10.22456/1679-9216.16828

Issue

Section

Articles