Lesão medular associada ao manejo incorreto de caprino

Authors

  • Fernanda Moraes Cardoso UFRGS
  • Pedro Miguel Ocampos Pedroso UFRGS
  • Adriana da Silva Santos UFRGS
  • Marcele Sousa Vilanova UFPEL
  • David Driemeier UFRGS
  • Verônica Schmidt UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.16249

Keywords:

Caprinos, Lesão medular, Traumatismo

Abstract

Práticas inadequadas de manejo atuam como fatores predisponentes a quadros clínico-patológicos em caprinos, destacando-se as falhas nutricionais e erros de amochamento e casqueamento. No presente relato, apresenta-se um caso de traumatismo medular na região cervical em caprino Saanen de quatro anos de idade, mantido em regime de confinamento. Segundo história clínica obtida com o tratador, o caprino se apresentou disposto no arraçoamento matinal, entretanto, ao entardecer mostrou-se apático e em decúbito esternal, permanecendo assim por cinco dias. No exame clínico, verificou-se que o animal não conseguia levantar-se, mas mantinha apetite e resposta aos estímulos externos normais. Optou-se pela realização da eutanásia, em decorrência do estado debilitado em que se apresentava. No exame macroscópico, evidenciou-se hemorragia na porção cervical da medula espinhal (C4-C6) e, no exame microscópico, observou-se, na medula cervical, hemorragia e hemossiderose difusa moderada, degeneração axonal e esferóides axonais. Determinou-se que o quadro apresentado era compatível com traumatismo medular na região cervical. Após avaliação das instalações e manejo adotados na propriedade, considera-se a possibilidade do macho ter escorregado enquanto se alimentava, ficando com os chifres presos à proteção do cocho, o que levou à lesão na medula. Considera-se, assim, que a manutenção adequada das estruturas produtivas é fundamental ao bom desempenho e à sanidade dos animais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Moraes Cardoso, UFRGS

Pedro Miguel Ocampos Pedroso, UFRGS

 

 

Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Adriana da Silva Santos, UFRGS

 

 

Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Marcele Sousa Vilanova, UFPEL

 

 

Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

David Driemeier, UFRGS

 

 

Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Verônica Schmidt, UFRGS

 

 

Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Published

2018-03-30

How to Cite

Cardoso, F. M., Pedroso, P. M. O., Santos, A. da S., Vilanova, M. S., Driemeier, D., & Schmidt, V. (2018). Lesão medular associada ao manejo incorreto de caprino. Acta Scientiae Veterinariae, 37(2), 187–189. https://doi.org/10.22456/1679-9216.16249

Issue

Section

Case Report

Most read articles by the same author(s)

> >>