A experiência do núcleo de Antropologia Visual do PPGAS-UFRGS

Cornelia Eckert, Nuno Godolphim, Adriane Rodolpho, Rogério Rosa

Resumo


O Núcleo de Antropologia Visual do PPGAS/UFRGS foi desenvolvido como um dos principais projetos do Laboratório de Antropologia Social criado pelo Programa em novembro de 1989. Desde então, o Laboratório oferece aos pesquisadores, professores e alunos, uma infra-estrutura para a pesquisa que lhes dá acesso às informações já existentes, através de um banco de dados informatizado, além de recursos técnicos para documentaçäo audiovisual.

 

Entre outros, o Projeto de Antropologia Visual foi dinamizado como uma importante iniciativa para a divulgação do material etnográfico produzido por pesquisadores e para a discussäo do uso de técnicas audiovisuais na pesquisa antropológica.

 

Através das pesquisas em andamento dos professores no PPGAS e financiamento solicitado para o desenvolvimento das mesmas, foram obtido recursos audiovisuais colocados a disposiçäo dos pesquisadores para documentar suas atividades. Paralelamente foi desenvolvido um programa de estímulo teórico e metodológico da Antropologia Visual na pesquisa.

 

Topicamente este projeto tem por objetivo dar apoio técnico-metodológico as diversas linhas de pesquisa do Laboratório, dentro de um esquema de prioridades elaborado pela equipe do Núcleo e seus colaboradores. Igualmente, se destaca a promoção de debates sobre as técnicas e metodologias audiovisuais entre os alunos do PPGAS e graduação, esclarecendo questöes técnicas e teóricas, e por fim estimulando e orientando a utilizaçäo dos recursos disponíveis no Laboratório.

 

Neste sentido, a sistemática de trabalho do Núcleo se compõe de dois campos prioritários de atuação, sendo o primeiro referente à preocupação de base didática, ou seja, a promoção de encontros mensais onde se discute teoricamente textos básicos da área, bem como administração de palestras e aulas junto as disciplinas de graduação e pós-graduação. O segundo consiste no planejamento e acompanhamento da utilização dos recursos audiovisuais nas atividades de pesquisa, onde a atuação da equipe se dá diretamente, indo a campo junto com os pesquisadores na coleta de dados, ou indiretamente, qualificando pessoas especificamente ligadas a estas linhas de pesquisa no manuseio básico dos equipamentos e orientando a captaçäo e a organizaçäo do material coletado.

 

Um outro campo de atuação que se destaca é a preocupação em compor um arquivo com registros em vídeo de palestras, seminários, entrevistas com pesquisadores e professores visitantes e defesas de dissertações de mestrado e doutorado. Estas atividades ocorrem em convênio com o Projeto História da Antropologia no Rio Grande do Sul.

 

Além destas atividades de apoio a pesquisa e ao ensino, o projeto tem por objetivo promover o intercâmbio com outras instituiçöes de ensino e pesquisa de informaçöes e trabalhos referentes a antropologia visual, o que resulta na organização de eventos de porte nacional e internacional.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.9194

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191

iluminuras@ufrgs.br