O amor pelo teatro

Lucas Graeff, Robson da Silva Constante, Arlete Caye, Nielly da Silva Pastelletto

Resumo


Neste artigo, abordamos como como atividades culturais e artísticas – neste caso, as teatrais – transformam as pessoas. Para dar conta dessa proposta, apresentamos uma abordagem metodológica “pluralista” (Heinich, 2006) baseada em uma survey, questionários após-espetáculo e entrevistas de profundidade com alunos e alunas da Universidade La Salle Brasil e com Juçara Gaspar, autora e atriz da peça “Frida Kahlo: à revolução”. Antes de assistirem à peça, as respostas dos alunos e das alunas indicaram uma preocupação com a utilidade da proposta, posto que sua disponibilidade de tempo livre e lazer é restrita. Após, com o questionário pós-espetáculo, afirmaram interesse em assistir à peça novamente e a ir ao teatro para novas propostas artísticas. Na narrativa de profundidade com Juçara Gaspar, por sua vez, identificamos uma narrativa organizada em uma série de eventos fortuitos levando à consolidação de sua carreira de artista. Desse ponto de vista narrativo, propomos que a paixão pelo teatro não se dá por acaso, a partir de uma única origem, mas na sequência de situações significativas. Ao mesmo tempo, essas situações significativas são fundamentais para compreendermos as razões pelas quais o teatro e outras atividades artísticas e culturais persistem.

 

Palavras-chave: teatro; práticas culturais; abordagem metodológica pluralista; Frida Kahlo; Juçara Gaspar.

 

The love for theater

 

ABSTRACT:

In this article, we address how cultural and artistic practices - in this case, the theater - transforms people. We engaged a “pluralistic” research approach (Heinich, 2006) based on a survey, questionnaires, and in-depth interviews with undergraduate students (Universidade La Salle Brazil) and with Juçara Gaspar, author and artist of the piece “Frida Khalo: towards revolution”. Before attending the play, students were concerned about the usefulness of the proposal, since their leisure time is restricted. Afterwards, they stated interest in watching the play again. In the in-depth interview with Juçara Gaspar, we identified an organized narrative from a series of events leading to a successful career. From this narrative point of view, we suggest that the passion for theater does not happen unexpectedly, from a single moment, but from a series of meaningful events. In this sense, also propose that these meaningful events that promote passion for theater are responsible for the continuity of theater and other artistic and cultural practices.

Keywords: theater; cultural practices; pluralistic research approach; Frida Kahlo; Juçara Gaspar.


Palavras-chave


teatro. práticas culturais. abordagem metodológica pluralista. Frida Kahlo. Juçara Gaspar.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.90186

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