A sedução da corrupção em "Otto Lara Resende ou Bonitinha mas Ordinária"

Luís Artur Nunes

Resumo


“A sedução da corrupção em Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária”apresenta uma análise abrangente da peça de Nelson Rodrigues. O ensaio investiga os ingredientes utilizados por Nelson para fabricar o seu folhetim sobre a devassidão na alta burguesia carioca dos anos 50, que se diverte com a manipulação e o abuso dos seus dependentes das classes inferiores. Igualmente examina os empréstimos colhidos nas tradições do Melodrama e do Naturalismo para a configuração da ação dramática e o uso de procedimentos inovadores no que tange à estrutura narrativa e aos efeitos cênicos. Finalmente, o ensaio mostra como todos esses elementos convergem para uma severa condenação de uma sociedade decadente e corrupta e para a discussão dos agudos dilemas morais por ela gerados.

 

PALAVRAS CHAVES:

Moderna dramaturgia brasileira / Nelson Rodrigues / Melodrama / Naturalismo / inovações dramatúrgicas e cênicas / crítica social / corrupção social e moral / problematização ética.

 

ABSTRACT:

“The seduction of corruption in Otto Lara Resende or  Pretty, yet a Tramp” presents a comprehensive analysis of Nelson Rodrigues’s play. It investigates the ingredients used by Rodrigues to concoct his potboiler about debauchery  in the haute bourgeosie of Rio de Janeiro in the 1950’s, who  delights in the manipulation and abuse of its entourage from the lower classes. The essay examines the borrowing of elements of Melodrama and Naturalism in the development of  plot construction and the use of innovative procedures as far as dramatic structure and stage effects are concerned. Finally it shows how all these features converge to a severe indictment of a decadent corrupt society and to the display of  the acute moral dilemmas that are brought about.

 

KEY WORDS

Modern Brazilian drama / Nelson Rodrigues / Melodrama / Naturalism / dramatic and scenic innovation / social criticism / social and moral corruption / ethical problematics


Palavras-chave


Moderna dramaturgia brasileira. Nelson Rodrigues. Melodrama. Naturalismo. inovações dramatúrgicas e cênicas. crítica social. corrupção social e moral. problematização ética.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.90139

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191