Discursos Deslocados, Imagens Evocadas: Nova Dramaturgia e Performance em PROJETO bRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.90091Palavras-chave:
companhia brasileira de teatro. projeto brasil. dramaturgia contemporânea. antropologia do teatro. performance art.Resumo
Esse artigo é um desdobramento de minha pesquisa de doutorado (KRUGER, 2017), multissituada, de caráter etnográfico, ocorrida entre 2014 e 2017, junto à companhia brasileira de teatro durante o processo de criação do espetáculo PROJETO bRASIL. O objetivo da recente contribuição é apresentar uma síntese do processo de consagração da equipe em articulação com as noções de dramaturgia contemporânea, performance art, teatro pós-dramático, encontro e evocação. Propomos que o referido espetáculo resultou em crise de representação nacional e em ponto de inflexão da trajetória do grupo em direção a articulações dissonantes e impactantes entre texto, discursos e imagens.
Palavras-chave: companhia brasileira de teatro; projeto brasil; dramaturgia contemporânea; antropologia do teatro; performance art;
Abstract: This article is an aftermath of my doctoral thesis (KRUGER, 2017), based in a multi-sited ethnographic approach of contemporary theater, undertaken between 2014 and 2017 with companhia brasileira de teatro, during the creative process of PROJETO bRASIL. This work aims to present a synthesis of group’s trajectory in relation with concepts such as contemporary dramaturgy, performance art, post-dramatic theater, meeting and evocation. I propose to depict this play as a turning point from the group’s previous praxis triggered by challenges of the representation of nationality, in direction of a more dissonant articulation of text, discourse and images.
Key-words: companhia brasileira de teatro; projeto brasil; contemporary dramaturgy; anthropology of theatre; performance art
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