Categorias de Base de Futebol: Território de Trabalho Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.89027Palavras-chave:
Formação. Futebol. Trabalho infantil. Infância. CompetênciasResumo
A formação de atletas hoje é complexa. A maior mobilidade de atletas, a globalização dos mercados e a demanda por inúmeras competências são aspectos a serem considerados. Essa escola de formação, que são as categorias de base[1] de futebol, modifica-se nos seus propósitos na comparação com anos anteriores. Este estudo analisa dados que distinguem o processo deformação de atletas de alto desempenho e que incidem na qualidade da produção da infância dessas crianças. Observam-se aspectos que aproximam a atividade ao que conceituamos de trabalho infantil. Neste estudo de casos, realizaram-se entrevistas a uma amostra de 42 crianças com idade entre 10 e 11 anos, nascidos em 1997 e 1998, 41 pais e comissão técnica.
Palavras-chave: Formação. Futebol. Trabalho infantil. Infância. Competências.
FOOTBALL BASED CATEGORIES: CHILD LABOR TERRITORY
Abstract
The training of athletes today is complex. The greater mobility of athletes, the globalization of markets and the demand for numerous skills are aspects to be considered. This training school, which are the basic categories of football, changes in its purposes in comparison with previous years. This study analyzes data that distinguish the training process of high performance athletes and that affect the quality of childhood production of these children. There are aspects that approximate the activity to what we conceptualize as child labor. In this case study, a sample of 42 children aged between 10 and 11 years, born in 1997 and 1998, 41 parents and a technical committee were interviewed.
Keywords: Training, Football, Working, Infancy, Competences.
[1] São consideradas categorias de base os grupos de atletas com idade a partir de 10 anos. Até essa idade, as crianças treinam nas escolinhas, que não têm o mesmo caráter competitivo e de formação para os profissionais, que se completa por volta dos 18 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.