Descolonizações dos circuitos artísticos audiovisuais: experiências micropolíticas entre o projeto de alcance global “The Giant Step” e os índios Makuxi da Amazônia

Autores

  • Leila Adriana Baptaglin UFRGS, Brasil.
  • Lisiane Machado Aguiar Universidade Federal de Roraima, Brasil.
  • Jaider Esbell

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.80335

Palavras-chave:

Intervenções artísticas, Indígenas Makuxi, Circuito de arte.

Resumo

Neste artigo buscamos compreender como as intervenções artísticas de alcance global reterritorializam o desenvolvimento artístico nas comunidades indígenas ampliando a possibilidade de expansão de sua arte nos espaços culturais por meio de diferentes recursos audiovisuais. Para isso, acompanhamos a terceira edição da intervenção artística “The Giant Step” idealizada pelo artista Húngaro-Suíço Viliam Mauritz na comunidade indígena Raposa I, pertencente à terra indígena Raposa Serra do Sol/RR. A realização do “The Giant Step” na Amazônia foi uma proposta do idealizador ao conhecer o artista indígena Makuxi Jaider Esbell, como resultado do alcance do trabalho similar que Esbell desenvolve de arte-ativismo. A partir desse encontro, analisamos as diversas linhas de forças micropolíticas (Guattari e Rolnik, 2013), ou seja, como os modos de subjetivação dominante podem (ou não) serem subvertidos. Nesse caso, problematizamos como o uso do audiovisual em intervenções artísticas, na articulação com a cultura indígena, desterritorializa e descolonializa os circuitos da arte contemporânea por meio de suas formas de expor em relação com as distintas esferas das mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Machado Aguiar, Universidade Federal de Roraima, Brasil.

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jaider Esbell

Artista indígena da etnia Makuxi.

Referências

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.

COCCHIARALE, Fernando. A (outra) Arte Contemporânea Brasileira: intervenções urbanas micropolíticas. Revista do Programa de pós-graduação em artes visuais EBA, UFRJ, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

ESCOTEGUY, Ana Carolina. Circuito da cultura/circuito de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e recepção. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol. 4.Nov. 2007.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

GONÇALVES, Tainá Ribeiro (2017): Culturas e identidades em Roraima: um olhar para as representações pictóricas de artistas do curso de artes visuais/UFRR. Dissertação de mestrado em Letras. Roraima. UFRR, 2017.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2013.

LEIRNER, Nelson. Exponha-se à arte. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1984.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidade del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto, en CASTRO-GÓMEZ S., GROSFOGUEL R. (eds). O giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá, Iesco-Pensar-Siglo del Hombre Editores, 2007.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidade y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Edições del Signo, 2010.

SILVA, Eloenes Lima (2015): Intervenções artísticas em espaços públicos e pedagogias da cidade: possibilidade de pesquisa. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, UFSC – Florianópolis, 2015.

SMITH, Linda Tuhiwai. A descolonizar las metodologías. Investigación y pueblos indígenas. Chile: Lom Ediciones, 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

BAPTAGLIN, L. A.; AGUIAR, L. M.; ESBELL, J. Descolonizações dos circuitos artísticos audiovisuais: experiências micropolíticas entre o projeto de alcance global “The Giant Step” e os índios Makuxi da Amazônia. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 49, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.80335. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/80335. Acesso em: 23 fev. 2024.