Gallo, Guadalupe; Semán, Pablo (org.). 2016. Gestionar, mezclar, habitar: claves en los emprendimientos musicales contemporáneos. Buenos Aires, Editorial Gorla. 256 p.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.79756Palavras-chave:
Música, produção musical, tecnologia, Estudo etnográficoResumo
Resenha do livro "Gestionar, mezclar, habitar: claves en los emprendimientos musicales contemporáneos" de Guadalupe Gallo e Pablo Semán. O texto apresenta sintéticamente as principais proposições da obra, que consta de três etnografías realizadas na área metropolitana de Buenos Aires em diferentes universos musicais. Apresentando o argumento central do livro de que com as novas tecnologias de produção e circulação surge uma nova maneira de produzir e viver a música, a resenha trata de delinear as proposições teóricas que resultam da pesquisa realizada coletivamente. Sintetizados nos três verbos "gestionar", "mezclar" e "habitar", os autores propõe uma nova maneira de entender as produções musicais mais recentes encontradas na grande urbe a partir do método etnográfico.Downloads
Referências
BORN, Georgina. "Music: Ontology, Agency, Creativity." In Distributed Objects: Meaning and Mattering after Alfred Gell, edited by Chua Liana and Elliott Mark, 130-54. Berghahn Books, 2015.
DENORA, Tia. Music in everyday life. Cambridge University Press, Cambrigde, 2000.
GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Clarendon, 1998.
HENNION, Antoine. La pasión musical. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2002.
MIZRAHI, Mylene. A estética funkcarioca: criação e conectividade em Mr. Catra. Rio de Janeiro. 314 pp. 7 Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.