Os Tembé/Tenetehara de Santa Maria do Pará: entre representações e diálogos antropológicos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.57438Resumo
Desde o início do século XX, Antropologia tem se dedicado a estudar a trajetória dos Tembé/Tenetehara. Em consonância com os contextos acadêmicos e políticos, historicamente localizados, essa disciplina tem contribuído com diferentes imagens sobre o povo, muitas das quais se ligam imediatamente às demandas políticas da própria etnia. De maneira geral, os antropólogos estão entre os intermediadores de processos de legitimação e/ou inserção desse grupo no quadro das etnias indígenas brasileira. Assim, este trabalho propõe apresentar um percurso nesses variados discursos antropológicos, considerando a minha inserção no diversificado grupo desses pesquisadores e em diálogo com a Arqueologia. Trata-se de evidenciar como imagens acerca dos Tembé/Tenetehara são erigidas e derrubadas, cristalizadas e abrandadas, considerando as premissas dos antropólogos. A literatura especializada e o exercício do trabalho de campo são as fontes privilegiadas no artigo. Assim, o que pretendo é fomentar o debate sobre a produção do conhecimento antropológico, no qual a voz do interlocutor soa com diferentes tons.
Palavras-chave: Povos indígenas. Amazônia. Discurso antropológico. Etnografia. Arqueologia Histórica.
The Tembé/Tenetehara from Santa Maria do Pará: among anthropological representations and dialogues
Abstract
Since the beginning of the 20th century, there have been anthropological studies focusing on the Tembé/Tenetehara’s trajectory. Along with the academic and political contexts, this theme has contributed with different representations of this population, many of which are associated to their own political demands. Usually, anthropologists are among the mediators of the legitimizing processes and/or the inclusion of this group into the board of Brazilian indigenous ethnicities. Thus, this research proposes a path amongst these many anthropological discussions, considering my insertion into this diverse group of researchers, also in dialogue with archaeology. It indicates how the representations of the Tembé/Tenetehara are built and dismantled, established and disproved, considering anthropologists’ premises. The specialized literature and field work are privileged sources in the article. Therefore, I intend to stimulate the discussion around the construction of anthropological knowledge, in which the sound of the interlocutor’s voice has different tones.
Key words: Indigenous peoples. Amazonia. Anthropological discussion. Ethnography. Historic archaeology.
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