Uma profissional da Antropologia atuando em Inovação Social
um breve relato de experiência profissional.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.147281Palavras-chave:
Antropologia, Mercado de Trabalho, Inovação Social, Negócio Social, MetodologiaResumo
O texto explora a trajetória da autora como antropóloga atuando no campo da Inovação Social. A peça tem como objetivo relatar a experiência da profissional na condução de pesquisas para a Yunus Negócios Sociais, destacando a metodologia empregada no diagnóstico de problemas sociais e ambientais. Tal metodologia envolve levantamento de dados secundários, entrevistas com especialistas e imersões locais. Os resultados obtidos visam contribuir para a compreensão das necessidades socioeconômicas das populações envolvidas e para a criação de negócios sociais relevantes.
Palavras-chave: Antropologia; Mercado de Trabalho; Inovação Social; Negócio Social; Metodologia.
Downloads
Referências
BARRETO, João Paulo Lima. Kumuã na kahtiroti-ukuse: uma “teoria” sobre o corpo e o conhecimento prático dos especialistas indígenas do Alto Rio Negro. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
BENEDICT, Ruth. Padrões de Cultura. Petrópolis, Editora Vozes, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Gosto de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu – Sociologia. São Paulo, Ática, 1983, p. 82-121.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.
GOLDSMITH, Stephen; BURKE e GEORGES, Gigi. The Power of Social Innovation: How Civic Entrepreneurs Ignite Community Networks for Good. Nova Jersey, John Wiley and Sons, 2010.
HURSTON, Zora Neale. Como eu me sinto uma pessoa de cor. Ayé: Revista de Antropologia, Acarape, edição especial, p. 44-53, mar. 2021.
INGOLD, Tim. Anthropology contra ethnography. HAU: Journal of ethnographic theory, Chicago, n. 1, v. 7, p. 21-26, 2017.
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul./dez., 2014.
YUNUS, Muhammad. Criando um Negócio Social – Como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2010a.
YUNUS, Muhammad e WEBER, Karl. Um mundo de três zeros – A nova economia de zero pobreza, zero desemprego e zero emissões líquidas de carbono. Osasco, Editora Voo, 2023b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 ILUMINURAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na revista Iluminuras são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Iluminuras quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.