Uma profissional da Antropologia atuando em Inovação Social

um breve relato de experiência profissional.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.147281

Palavras-chave:

Antropologia, Mercado de Trabalho, Inovação Social, Negócio Social, Metodologia

Resumo

O texto explora a trajetória da autora como antropóloga atuando no campo da Inovação Social. A peça tem como objetivo relatar a experiência da profissional na condução de pesquisas para a Yunus Negócios Sociais, destacando a metodologia empregada no diagnóstico de problemas sociais e ambientais. Tal metodologia envolve levantamento de dados secundários, entrevistas com especialistas e imersões locais. Os resultados obtidos visam contribuir para a compreensão das necessidades socioeconômicas das populações envolvidas e para a criação de negócios sociais relevantes.

Palavras-chave: Antropologia; Mercado de Trabalho; Inovação Social; Negócio Social; Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, João Paulo Lima. Kumuã na kahtiroti-ukuse: uma “teoria” sobre o corpo e o conhecimento prático dos especialistas indígenas do Alto Rio Negro. 2021. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.

BENEDICT, Ruth. Padrões de Cultura. Petrópolis, Editora Vozes, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Gosto de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu – Sociologia. São Paulo, Ática, 1983, p. 82-121.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.

GOLDSMITH, Stephen; BURKE e GEORGES, Gigi. The Power of Social Innovation: How Civic Entrepreneurs Ignite Community Networks for Good. Nova Jersey, John Wiley and Sons, 2010.

HURSTON, Zora Neale. Como eu me sinto uma pessoa de cor. Ayé: Revista de Antropologia, Acarape, edição especial, p. 44-53, mar. 2021.

INGOLD, Tim. Anthropology contra ethnography. HAU: Journal of ethnographic theory, Chicago, n. 1, v. 7, p. 21-26, 2017.

PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 377-391, jul./dez., 2014.

YUNUS, Muhammad. Criando um Negócio Social – Como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2010a.

YUNUS, Muhammad e WEBER, Karl. Um mundo de três zeros – A nova economia de zero pobreza, zero desemprego e zero emissões líquidas de carbono. Osasco, Editora Voo, 2023b.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

NASCIMENTO FONSECA, Mayra. Uma profissional da Antropologia atuando em Inovação Social: um breve relato de experiência profissional. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 26, n. 71, p. 171–180, 2025. DOI: 10.22456/1984-1191.147281. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/147281. Acesso em: 27 ago. 2025.