O Tempo e a Memória em Cena: Pensando o processo de criação do documentário expandido Cine Rabeca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.105558

Palavras-chave:

Documentário etnográfico. Imagem. Cine-transe

Resumo

Resumo: O documentário expandido Cine Rabeca é realizado com trilha sonora ao vivo feita pelos músicos Luiz Paixão e Renata Rosa, que há 20 anos circulam internacionalmente apresentando as poéticas musicais da Zona da Mata de Pernambuco. Na performance, em primeiro plano, os músicos estão no centro do palco, sentados lado a lado em um único banco. Por trás deles, projeta-se um documentário sobre suas trajetórias, feito a partir de acervo fílmico produzido entre 1991 e 2009. Este movimento do duplo filme-performers cria uma imagem que fornece insights situados no encontro entre a pesquisa de campo e a experimentação artística. Este trabalho propõe uma abordagem analítica do processo de criação do documentário para pensar sobre como a imagem atua na percepção de vestígios do tempo e na evocação de memórias.

 

Palavras-chave: Documentário etnográfico. Imagem. Cine-transe

 

TIME AND MEMORY ON THE SCENE: THOUGHTS ON THE CREATION PROCESS OF THE EXPANDED DOCUMENTARY  CINE RABECA

 

Abstract: The expanded documentary Cine Rabeca is staged with live soundtrack by the musicians Luiz Paixão and Renata Rosa, that have been touring internationally over the last twenty years presenting the poetics from the Zona da Mata Norte region of the state of Pernambuco, Brazil. In the performance, the musicians are in the center of the stage, sitting side by side on a single bench. A documentary about their life trajectory, made through film archive from years 1991-2009 is screened behind them. This movement of the double film-performers creates an image that offers insights concerning field research and artistic experience. This paper offers an analytic approach of the documentary creation process and discusses how image acts in the perception of traces of time and evocation of memory.

Keywords: Ethnographic documentary. Image. Cine-trance

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUOB, Baptiste. Splendeur Et Misère De La Ciné-transe - Jean Rouch Et Les Adaptations Successives D’un Terme “Mystérieux”. Éditions de l'EHESS | « L'Homme » 2017/3. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-l-homme-2017-3-page-185.htm. Acesso em 28/11/2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2019.

GRAMANI, Daniella da C. O aprendizado e a prática da rabeca no fandango caiçara: estudo de caso com os rabequistas da família Pereira da comunidade do Ariri. Dissertação de mestrado, UFPR. Curitiba, 2009

HENNESSY, K., FORTIN, C., KADIR, A., MUNTEAN, R., WARD, R. (2015). Producing New Media Ethnographies with a Multi-Sited Approach. ISEA’15: 21st International Symposium for Electronic Arts. Vancouver B.C., 2014

HENLEY, Paul. The Adventure of the Real - Jean Rouch and the Craft of Ethnographic Cinema. Chicago, The University of Chicago Press, 2009.

HIKIJI, Rose Satiko. Rouch compartilhado: premonições e provocações para uma antropologia contemporânea. In: Iluminuras, Porto Alegre, v.14, n.32, p.113-122, jan./jun. 2013.

LINEMBURG, Jorge. As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática. Florianópolis, Ed. Quebra Ventos, 2017.

LIMA, Agostinho. Música tradicional e com tradição da rabeca. Salvador, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, 2001.

MACDOUGALL, Douglas. The corporeal image. Film, ethnography and the senses. New Jersey, Princeton University Press, 2006.

MARLEY, Keith. Expanded Documentary: The Aesthetics of Pleasure. In: InMedia The French Journal of Media Studies (2019). Disponível em: https://journals.openedition.org/inmedia/1748. Acesso em 28/01/2020.

MURPHY, John. Cavalo Marinho pernambucano. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008.

NETO, João Nicodemus de Araújo. A construção da rabeca: idiossincrasias do Mestre Antônio Merengue. Dissertação de mestrado, UFPB. João Pessoa, 2016.

PIAULT, Marc. Antropologia & Cinema. São Paulo, Ed. Unifesp, 2018.

PINK, Sarah. Doing Sensory Ethnography. London, SAGE Publications Ltd, 2009. Disponível em: http://methods.sagepub.com/book/doing-sensory-ethnography/n2.xml. Acesso em 8/04/2015.

PERAZZO DA NÓBREGA, Ana Cristina. A rabeca no Cavalo Marinho de Bayeux, Paraíba João Pessoa, Editora Universitária, 2000.

RACZYNSKI, Anna. The Moving Image: Expanded Documentary Practice in Contemporary Art. In: Sztuka i Dokumentacja, nr 9 (2013). Disponível em: http://www.journal.doc.art.pl/pdf9/anna_raczynski_mowing_image.pdf. Acesso em 30/01/20.

RANCIÈRE, Jaques. A fábula cinematográfica. Campinas, Papirus Editora, 2013a.

________________ O destino das imagens. Rio de Janeiro, Ed. Contraponto, 2016b.

ROUCH, Jean. The camera and man. In: Cine-Ethnography: Jean Rouch (FELD, Steven, org.). Minneapolis, University of Minnesota Press, 2003.

RUSH, M. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2013

WAGNER, Roy. Símbolos que representam a si mesmos. São Paulo, Editora Unifesp, 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

OLIVEIRA, M. M. de. O Tempo e a Memória em Cena: Pensando o processo de criação do documentário expandido Cine Rabeca. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 21, n. 53, 2020. DOI: 10.22456/1984-1191.105558. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/105558. Acesso em: 6 maio. 2025.