Mapa Visual: A (Des)Montagem como experimentação antropológica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1984-1191.100036Palavras-chave:
Mapa visual, Montagem, Experimentação.Resumo
Resumo: O presente artigo parte de uma experimentação denominada “Mapa visual”, que consiste no capítulo 05 da minha tese de doutorado, intitulada “Dupla imagem, duplo ritual: A Fotografia e o Sutra Lótus Primordial”. O intuito com essa grande montagem é oferecer ao leitor-explorador 28 fotografias referentes ao contexto etnográfico da minha pesquisa, que colocam em relevo as diversas práticas da comunidade budista japonesa HBS. No referido mapa, ressalto a existência de uma elaboração formal na composição de uma espécie de sudoku, que possui o intuito de dar a ver e conhecer os gestos, expressões, poses e performances dos meus interlocutores, estabelecendo, dessa maneira, uma cartografia visual das relações por mim encontradas em campo. Na busca por esse conhecimento sensível e sensorial, o leitor-explorador precisará navegar pelo mapa sem um direcionamento fixo, quase à deriva, sendo convidado a desmontar o quebra-cabeça por mim elaborado, que possui vários níveis distintos, complexos e com lacunas, almejando estabelecer um pensamento “com” e “por” imagens.
Palavras-chave: Mapa visual. Montagem. Experimentação.
VISUAL MAP: THE DIS(ASSEMBLY) AS AN ANTROPOLOGICAL EXPERIMENTATION
Abstract: This article starts from an experiment called “Visual map”, which consists of chapter 05 of my doctoral thesis, entitled “Double image, double ritual: Photography and the Primordial Lotus Sutra”. The purpose of this great assembly is to offer the reader-explorer 28 photographs referring to the ethnographic context of my research, which highlight the various practices of the HBS Japanese Buddhist community. In the referred map, I emphasize the existence of a formal elaboration in the composition of a kind of sudoku, which intends to show and understand the gestures, expressions, poses and performances of my interlocutors. Consequently, a visual cartography of the relationships I found in the field is created. In the search for this sensitive and sensory knowledge, the reader-explorer will have to navigate the map without a fixed direction, almost adrift, being invited to disassemble the puzzle I have created, which has several distinct, complex and gaping levels, aiming to establish a thought “with” and “by” images.
Keywords: Visual map. Assembly. Experimentation.
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