Chamada de artigos: Segundo semestre de 2020 - Edição 54 da Revista Iluminuras

A concepção simmeliana de cidade moderna (SIMMEL, 1979) orienta a concebê-la a partir das formas e dos gestos humanos na condição da fugacidade e da efemeridade do tempo que ritma o viver urbano. É notável que Georg Simmel, justamente o maior estudioso de todos os tempos da cidade moderna em suas dinâmicas sociais de destruição e de transformação, tenha destacado o que é da duração e da eternidade neste cenário. Neste sentido, a cidade é concebida como fenômeno que encerra um espaço humanizado singular que acomoda os valores éticos e morais coletivos profundamente enraizados no trajeto antropológico que conforma uma comunidade urbana. Tendo como inspiração essas reflexões simmelianas este número temático da revista Iluminuras intitulado Trabalho Narrativas etnográficas das e nas metrópoles contemporâneas convida para enviarem artigos com relatos e reflexões de pesquisa no e do contexto das metrópoles contemporâneas sob a perspectiva do estudo das narrativas etnográficas que abordam os fenômenos das negociações, contradições e dos conflitos que tecem a vida cotidiana dos grupos urbanos em suas formas de habitar os grandes centros urbanos latino-americanos. O objetivo é reunir experiências de relatos etnográficas que contemplem em suas propostas narrativas novas formas de abordagem para a descrição e análise da complexidade do viver urbano nas modernas sociedades complexas como parte do enfrentamento dos seus desafios metodológicos.

Coordenação e organização:

Ana Luiza Carvalho da Rocha (Feevale/RS/UFRGS),

Cornelia Eckert (UFRGS)

Eduardo Álvarez Pedrosian (Universidad de la República)

Ramiro Segura (UNLP/UNSAM/CONICET)

 

Diretrizes para Autores: Serão aceitos artigos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, espanhol, inglês, francês e em línguas indígenas, sendo a correção linguística de responsabilidade do autor. A seleção dos artigos toma como referência
sua contribuição à Antropologia Social e áreas afins e, à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.


Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e submetidos em https://seer.ufrgs.br/iluminuras/about/submissions#onlineSubmissions, além do encaminhamento à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para Cornelia Eckert – chicaeckert@gmail.com

 

Importante: Neste número da revista é requerido que todas as submissões incluam o id ORCID (https://orcid.org) para cada um dos autores e coautores, tanto para os artigos como para as categorias de fluxo contínuo.

 

Data limite para envio de propostas: 31 de maio de 2020