A publicização da política: estratégias argumentativas de Dilma Rousseff contra o impeachment

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Dembogurski Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.71107

Palavras-chave:

Publicização, política, Dilma Rousseff, impeachment

Resumo

Este estudo busca, através de uma breve revisão bibliográfica, aproximar o conceito de publicização (CASAQUI, 2004, 2005, 2009, 2011, 2014; ROMEYER, 2015) utilizado no campo organizacional e da saúde ao campo político. Para exemplificarmos esta aproximação, analisaremos, através da teoria da argumentação (BRETON, 2003), os pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff pré e pós votação da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, que foram veiculados na rede social digital Facebook. Percebemos que, ao se adaptar à lógica midiática, a política faz uso de estratégias argumentativas e incorpora a arte da representação e da encenação, ganhando características que não estavam presentes em momentos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em  Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Andressa Dembogurski Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em  Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Pozobon, R. de O., & Ribeiro, A. D. (2017). A publicização da política: estratégias argumentativas de Dilma Rousseff contra o impeachment. Revista Debates, 11(1), 119–136. https://doi.org/10.22456/1982-5269.71107