DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONSELHOS MUNICIPAIS COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Fernando Henrique Guisso Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.28036

Palavras-chave:

Participação, Democracia, Educação Não-Formal, Conselhos, FUNDEF.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o potencial educativo e integrador existente no interior das práticas democráticas a partir de teóricos da democracia participativa e deliberativa. Partindo dessa perspectiva, pensar como os conselhos de políticas públicas se encaixam dentro deste paradigma e observar as possibilidades educativas existentes nessas novas instâncias. Para tal, recorreremos a entrevistas com diversos conselheiros que fizeram parte do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEF nos seus dez anos de existência na cidade de Juiz de Fora. Concebendo que essa experiência possui pontos em comum com os demais conselhos, e assim contribuir para a melhor compreensão desses espaços públicos não meramente como aparelhos de gestão, mas como espaços que auxiliam a construção de uma nova cultura política mais participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Guisso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF, pesquisa a área de políticas públicas e participação política e cívica. Especial interesse nos conselhos municipais de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2012-08-29

Como Citar

Guisso, F. H. (2012). DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONSELHOS MUNICIPAIS COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM. Revista Debates, 6(2), 129. https://doi.org/10.22456/1982-5269.28036

Edição

Seção

Dossiê