IDEOLOGY IN THE CAMPAIGN PROGRAMMES OF PORTUGUESE POLITICAL PARTIES: THE 2009 EUROPEAN ELECTIONS

Autores

  • Paula do Espírito Santo ISCSP/Universidade Técnica de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.21348

Palavras-chave:

Ideologia, Valores Políticos, Campanha Política, Mensagem nos Programas Políticos, Partidos Políticos, Eleições.

Resumo

Esta contribuição centra-se nas mensagens dos programas dos partidos concorrentes às eleições europeias durante a campanha eleitoral de 2009. O conteúdo dos programas dos partidos eleitorais reflete sua importância política e ideológica e serve como uma base fundamental para a compreensão do lugar e posições relativamente ao seu projeto para o desenvolvimento do Estado. A importância dos programas dos partidos eleitorais é evidente a partir do que eles refletem ou deveriam refletir, em termos de conceito político do Estado a nível nacional, bem como, a partir de uma perspectiva política mais ampla, na Europa e em termos internacionais. O ponto de partida para esta pesquisa é o pressuposto de que a ideologia é uma categoria política fundamental, apesar de sua perda de impacto e de relevância social e política em Estados democráticos ocidentais, pelo menos desde finais dos anos sessenta. Esta análise da pesquisa considera como corpus de trabalho os programas dos cinco principais partidos políticos portugueses na campanha para as eleições europeias de 2009. Este estudo socorre-se da aplicação da técnica de análise de conteúdo ao programa partidos políticos (com representação parlamentar nacional) para eleições europeias de 2009 e incide sobre a ideologia como uma categoria central, bem como sobre vários outros importantes conceitos políticos básicos nos programas a analisar. Os resultados incidirão sobre a importância da ideologia e dos valores políticos dos principais partidos políticos Portugueses em relação às suas propostas, a sua visão e seus projetos para o Estado português, bem como no plano da representação europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

Espírito Santo, P. do. (2011). IDEOLOGY IN THE CAMPAIGN PROGRAMMES OF PORTUGUESE POLITICAL PARTIES: THE 2009 EUROPEAN ELECTIONS. Revista Debates, 5(2), 41. https://doi.org/10.22456/1982-5269.21348

Edição

Seção

Dossiê