O REGIME DEMOCRÁTICO NO BRASIL: NOTAS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA

Autores

  • Carlos Schmidt Arturi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.20401

Palavras-chave:

Transição Política, Consolidação da Democracia, Desigualdade Social, Violência.

Resumo

O trabalho apresenta uma série de notas para uma agenda de pesquisa sobre a consolidação da democracia no Brasil, orientada pelas seguintes questões: o regime democrático em que vivemos tem sua consolidação ameaçada pelo descrédito institucional atual sobre sua representação, funcionamento e desempenho? Corremos o risco de perpetuação, ou mesmo agravamento, das condições de uma democracia política pouco eficaz em garantir os direitos civis da maioria da população? Estes dilemas dizem respeito a variáveis sociais, institucionais e culturais básicas para a legitimação do regime democrático-representativo. A análise foi centrada nos constrangimentos atuais ao regime democrático que encontram suas raízes no processo de transição e na tradição política do país, onde se destacam a grande desigualdade social ainda vigente e a violência crescente, que provocam graves efeitos políticos, tais como o encolhimento da comunidade política e a dificuldade de manutenção do Estado de Direito democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Schmidt Arturi, UFRGS

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFRGS, Doutor em Ciência Política pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris (Sciences Po) e Pós-Doutor pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (2005), Bolsista Produtividade Nível 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Arturi, C. S. (2011). O REGIME DEMOCRÁTICO NO BRASIL: NOTAS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA. Revista Debates, 5(1), 163. https://doi.org/10.22456/1982-5269.20401

Edição

Seção

Artigos