As relações intermidiáticas entre o romance Das nackte Auge, de Yoko Tawada, e o filme Repulsion, de Roman Polanski
Resumo
Yoko Tawada é um dos nomes mais importantes da Literatura Contemporânea. Seu projeto literário trata das questões acerca da identidade através do processo de estranhamento. Em Das nackte Auge tem-se uma jovem garota vietnamita, cujo nome nunca é revelado, que, por conta de um engano, desembarca na cidade de Paris. Ela não fala francês e se vê incapaz de compreender o meio estrangeiro que a cerca. No entanto, encontra no cinema, mais especificamente nas personagens de Catherine Deneuve, um local de refúgio e identificação. Cada capítulo trata de um filme cuja narrativa progressivamente se mistura e influencia a narrativa da personagem. Já no primeiro capítulo, Repulsion, uma referência ao filme de Roman Polanski, pode-se perceber diversos elementos comuns à obra fílmica e de fundamental importância na construção de Das nackte Auge. Tal construção intermidiática é apresentada com o objetivo de suscitar questões acerca do sujeito contemporâneo e seu olhar (desnudado) sobre o estranho, o estrangeiro.Downloads
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Publicado
10.08.2020
Como Citar
Gonçalves Dias Porto, T., & Corrêa Porto Fadel Barcellos, N. (2020). As relações intermidiáticas entre o romance Das nackte Auge, de Yoko Tawada, e o filme Repulsion, de Roman Polanski. Contingentia, 8(1), 74–95. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/view/106309
Edição
Seção
Artigos