v. 15, n. 23 (2020)

Autores no exílio; exílio nas obras literárias: banimento, refúgio ou retiro

Exílio – pequena palavra em que cabe uma numerosa diversidade de ocorrências, situações, realidades concretas. Quantas vivências, representações e imagens nela ressoam? Quantas impressões, evocações e associações ela contém? Quantas emoções, sentimentos e ressentimentos ela condensa? Quantas alegrias e felicidades, quantos abalos, feridas, traumas, destruições? Uma infinidade!
Porém, se nos circunscrevermos à caracterização do fenômeno e à definição lexical do termo, constata-se que a polissemia do vocábulo costuma remeter a três tipos de situação, causa ou motivação do exílio.
A) Por um lado, o desterro forçado, seja por imposição de um poder, seja para tomar distância e fugir de ameaças, perseguições, perigos, repressões.
B) Por outro lado, a expatriação voluntária como fruto de uma livre escolha, seja para sair em busca do novo, ir atrás de uma vida melhor ou valer-se de uma oportunidade, seja para contornar limitações, dificuldades, obstáculos, proibições, etc., seja para responder a um apelo (íntimo ou não) que é atendido em consideração a aspirações, ideais e valores pessoais ou culturais de ordem artística, humanística, política, profissional, religiosa ou outras.
C) Outrossim, por extensão e no sentido figurado, a palavra refere às diversas formas de afastamento ou distanciamento do convívio social, de refúgio ou retiro em um local ermo para dedicar-se a uma obra, atividade ou exercício artístico-literário, ecológico, intelectual, mental, ético, espiritual, religioso, místico ou outro.

Sumário

Apresentação

 
PDF

Artigos

José Paulo Pereira
PDF
Cláudia Carneiro Peixoto, Antônio Carlos Mousquer
PDF
Ruben Daniel Castiglioni
PDF
Heloísa Miranda, Célia Reis
PDF
Tânia Sarmento-Pantoja, Carlos Carneiro Costa
PDF
Maria das Graças Salgado
PDF
Amanda Brandão Moreno
PDF
Victor Manuel Lemus
PDF
Rodrigo de Oliveira Lemos
PDF

Resenha

Anselmo Peres Alós, Juliana Prestes de Oliveira, Amanda Jacobsen de Oliveira
PDF
Rafael do Amaral Prudencio
PDF
Diego Pereira
PDF

Entrevista

Ruben Daniel Castiglioni, José Vicente Ballester, Luiz Gonzaga Lopes
PDF