NÓS AINDA BRINCAMOS COMO VOCES BRINCAVAM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.112064

Resumo

Na pintura Children´s Plays (Pieter Bruegel, The Elder / 1525-1569) o artista renascentista fez o inventário de oitenta jogos. Este é um modelo da maior grandeza, ancorado que está na ancestralidade. A alegoria, tanto em suas manifestações iconicas quanto literarias traz um grande potencial para a construção de metáforas frente às crescents ameaças que assolam a humanidade. A abordagem através de procedimentos de caráter coral e natureza ludica pode abrir novamente uma vertente poderosa para a Pedagogia das Artes Cenicas. Os procedimentos de encenação serão sempre novos, na mesma medida em que identidades se constituem continuamente e as formas que os jogos teatrais assumem são polifônicas. O registro da encenação que descrevo almeja mostrar como foi o processo de ensino/aprendizagem, na esperança que esse patrimonio de cultura oral não seja esquecido no futuro que nos aguarda.

 

Palavras-chave

Pedagogia das Artes Cenicas. Alegoria. Jogo Teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Dormien Koudela, Universidade de São Paulo

Ingrid Dormien Koudela é uma das professoras pioneiras na área de teatro na educação, sendo iniciadora desta área de pesquisa na Universidade de São Paulo, a primeira instituição brasileira a oferecer programas de Mestrado e Doutorado específicos nesta área de pesquisa.  

 

Suas publicações incluem JOGOS TEATRAIS (Ed. Perspectiva1984), uma abordagem teórica realizada a partir das propostas de Viola Spolin, através do qual explora suas relações com Piaget. BRECHT: UM JOGO DE APRENDIZAGEM (Ed. Perspectiva, 1991) é uma análise do teatro didático de Bertolt Brecht. TEXTO E JOGO (Ed. Perspectiva,1996) vai além de relato e analise de experiências e suas respectivas influencias. Apresenta o resultado de suas pesquisas na forma de uma metodologia para a Pedagogia do Teatro.  

 

Mais recentemente foi organizadora do Léxico de Pedagogia do Teatro (2015), em parceria com José Simões de Almeida Júnior. Esta publicação da Editora Perspectiva e SP- Escola de Teatro conta com a colaboração de pesquisadores brasileiros e portugueses, sendo indicada para o Prêmio Jabuti, na categoria Educação e Pedagogia (2017). 

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Koudela, I. D. (2021). NÓS AINDA BRINCAMOS COMO VOCES BRINCAVAM?. Cena, (34), 83–103. https://doi.org/10.22456/2236-3254.112064